RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAR O ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

  • Lana Barros de Matos Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes
  • Paulino Pinheiro Gaia
  • Rafaela de Araujo Sampaio Lima
  • Alyne Bezerra de Almeida
  • Taynara Barros de Oliveira
  • Maria Matilde da Silva Carvalho
  • Edson Valente Chaves
  • Adriano Teixeira de Oliveira
  • Jean Dalmo de Oliveira Marques
  • Lucilene da Silva Paes

Resumo

A flora da região amazônica constitui uma das maiores diversidades do planeta, principalmente em relação às plantas medicinais. No entanto, os conteúdos relativos à botânica ainda são discutidos na escola de forma teórica e descontextualizados da realidade regional. A escola representa um dos ambientes mais relevantes para promover processos de conhecimento e valorização das espécies locais, principalmente se trabalhados com recursos didáticos motivadores para o aluno. Diante do exposto, realizou-se durante a disciplina URNAE na Pós-Graduação do IFAM, uma série de atividades didáticas com recursos tecnológicos diferenciados, com intuito de dinamizar as aulas de botânica, para o ensino básico. Durante as aulas práticas ramos de plantas medicinais foram coletados, herborizados e identificados. Logo após foi confeccionado um site e um jogo constando a sequência de atividades e informações referentes à temática. A socialização foi realizada em forma de duas mostras científicas, mostrando a comunidade estudantil e professores alternativas para dinamizar o processo de ensino nesta área.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

MATOS, Lana Barros de et al. RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAR O ENSINO DE BOTÂNICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5830. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência