RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAR O ENSINO DE BOTÂNICA

Lana Barros de Matos, Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes, Paulino Pinheiro Gaia, Rafaela de Araujo Sampaio Lima, Alyne Bezerra de Almeida, Taynara Barros de Oliveira, Maria Matilde da Silva Carvalho, Edson Valente Chaves, Adriano Teixeira de Oliveira, Jean Dalmo de Oliveira Marques, Lucilene da Silva Paes

Resumo


A flora da região amazônica constitui uma das maiores diversidades do planeta, principalmente em relação às plantas medicinais. No entanto, os conteúdos relativos à botânica ainda são discutidos na escola de forma teórica e descontextualizados da realidade regional. A escola representa um dos ambientes mais relevantes para promover processos de conhecimento e valorização das espécies locais, principalmente se trabalhados com recursos didáticos motivadores para o aluno. Diante do exposto, realizou-se durante a disciplina URNAE na Pós-Graduação do IFAM, uma série de atividades didáticas com recursos tecnológicos diferenciados, com intuito de dinamizar as aulas de botânica, para o ensino básico. Durante as aulas práticas ramos de plantas medicinais foram coletados, herborizados e identificados. Logo após foi confeccionado um site e um jogo constando a sequência de atividades e informações referentes à temática. A socialização foi realizada em forma de duas mostras científicas, mostrando a comunidade estudantil e professores alternativas para dinamizar o processo de ensino nesta área.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v16i1.2016.5830