PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS NO ENSINO SUPERIOR: FUNDAMENTOS LEGAIS E DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6869Resumo
Este artigo objetiva apresentar os elementos que constituem o Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação, visando auxiliar os processos de sua construção coletiva. Pautado em uma revisão bibliográfica, aborda as dimensões legais e político-pedagógicas que envolvem sua organização e estruturação, tendo em vista a necessidade de oportunizar um debate fundamentado e a integração da comunidade acadêmica em torno do trabalho educativo pretendido. Para além de uma exigência legal, normatizada no âmbito das políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, o Projeto Pedagógico constitui-se em um compromisso político frente à formação humana almejada, envolvendo posicionamentos teóricos e metodológicos acerca do currículo e das práticas pedagógicas que serão adotadas, tendo um caráter dinâmico e de incompletude. Para isso, são definidos aspectos conceituais, contextuais, operacionais e avaliativos, compondo a identidade do curso e explicitando sua função social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.