PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.7154

Resumo

Tendo em vista que nos últimos anos tem se tornado um desafio despertar o interesse dos jovens pelo conteúdo que serve para fundamentar a base do conhecimento em ciências, neste trabalho uma sequência didática, a partir do uso de recursos metodológicos variados, como por exemplo, experimentações, vídeos e simulações foram utilizados para ministrar aulas. A aplicação da sequência baseou-se em uma abordagem interacionista de Vygotsky, que destaca a relevância da interação social com pessoas mais experientes que possam mediar saberes, contribuindo para o processo de aprendizagem. Foi feita uma análise tanto da sequência adotada como das relações sociais e experiências vivenciadas.

Biografia do Autor

Kauana de Andrade do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

Formada em Lic. Física - 2017 pela UEM-Campus Regional de Goioerê

Cleiton Feitosa do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e mestrado em Ciência e Engenharia de materias pela Universidade de São Paulo/Instituto de Física de São Carlos (USP/EESC/IFSC/IQSC) (2009). Atualmente atua como Professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências (DCI) no campus regional de Goioerê-PR e cursa Doutorado no Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

Gabriel da Cruz Dias, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

ossui graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp-Campus de Presidente Prudente (2012). Mestrado em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira (2014) com ênfase em compósitos poliméricos, polímeros condutores e partículas magnéticas. Doutorando em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira, com ênfase em fibras poliméricas obtidas por fiação a sopro. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá-UEM-Campus Regional de Goioerê, atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, experimentação e museus itinerantes.

José Cândido de Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) - Campus Butantã, São Paulo - capital, mestre e doutor em Engenharia Elétrica (microeletrônica), pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com temas na área específica de medidas de rugosidade e contagem de micropartículas sobre lâminas de silício por espalhamento de luz laser. Professor efetivo do departamento de ciências exatas da Universidade Estadual de Maringá (DCI/UEM) - Campus Regional de Goioerê PR (ingresso por meio de concurso público - edital 254/2013 -; ampla concorrência) onde leciono disciplinas como física geral I, física geral II e física moderna, teoria e laboratório, para os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Plena em Ciências. Também leciono a disciplina Energia e Meio Ambiente no programa de mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências Ambientais em Rede Nacional - Profciamb. Tenho interesse especial em óptica aplicada à metrologia, sistemas de controle, experimentos de baixo custo para o ensino de física e simulação de Monte Carlo aplicada a Cinética Química.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

DO NASCIMENTO, Kauana de Andrade; NASCIMENTO, Cleiton Feitosa do; DIAS, Gabriel da Cruz; DE SOUZA FILHO, José Cândido. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i1.2019.7154. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7154. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa