ESTUDO EXPERIMENTAL DA DINÂMICA DO MOVIMENTO E APLICAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE DE VÍDEO-ANÁLISE TRACKER

Autores

  • Gabriel da Cruz Dias Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê https://orcid.org/0000-0002-1475-1097
  • José Cândido de Souza Filho Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê
  • Everton Rodrigo Avancini Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê
  • Cleiton Feitosa do nascimento Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7914

Resumo

As experimentações e demonstrações, por meio das representações digitais e simulações computacionais tem se tronado um recurso atrativo no ensino de física e as demais ciências naturais, principalmente nos últimos anos. Frente a esse patamar, faz-se necessário uma mudança radical, e a experimentação, de qualquer forma que ela ocorra é uma grande ferramenta para essa isso. Porém nos deparamos com outra realidade: a falta de recursos e equipamentos para a realização de experimentos de qualidade, precisos e principalmente com valores acessíveis. Neste trabalho foi construído um aparato experimental à baixo custo viando o estudo da dinâmica do movimento uni e bidimensional, uma mesa de ar, seguida de coleta, tratamento e análise dos dados experimentais a partir da filmagem e uso do software livre de vídeo-análise denominado Tracker. Os resultados obtidos corroboram com os princípios teóricos sobre colisões apresentados na literatura, demonstrando assim as potencialidades, tanto do aparato experimental quanto do software, para o ensino de física.

Biografia do Autor

Gabriel da Cruz Dias, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

ossui graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp-Campus de Presidente Prudente (2012). Mestrado em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira (2014) com ênfase em compósitos poliméricos, polímeros condutores e partículas magnéticas. Doutorando em Ciência dos Materiais pela Faculdade de Engenharia - Unesp-Campus de ilha Solteira, com ênfase em fibras poliméricas obtidas por fiação a sopro. Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá-UEM-Campus Regional de Goioerê, atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, experimentação e museus itinerantes.

José Cândido de Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) - Campus Butantã, São Paulo - capital, mestre e doutor em Engenharia Elétrica (microeletrônica), pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com temas na área específica de medidas de rugosidade e contagem de micropartículas sobre lâminas de silício por espalhamento de luz laser. Professor efetivo do departamento de ciências exatas da Universidade Estadual de Maringá (DCI/UEM) - Campus Regional de Goioerê PR (ingresso por meio de concurso público - edital 254/2013 -; ampla concorrência) onde leciono disciplinas como física geral I, física geral II e física moderna, teoria e laboratório, para os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Plena em Ciências. Também leciono a disciplina Energia e Meio Ambiente no programa de mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências Ambientais em Rede Nacional - Profciamb. Tenho interesse especial em óptica aplicada à metrologia, sistemas de controle, experimentos de baixo custo para o ensino de física e simulação de Monte Carlo aplicada a Cinética Química.

Everton Rodrigo Avancini, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

Graduado em Lic.Física pela Universidade 

estadual de Maringá, Capus Regional de Goioerê

Cleiton Feitosa do nascimento, Universidade Estadual de Maringá-Campus Regional de Goioerê

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006) e mestrado em Ciência e Engenharia de materias pela Universidade de São Paulo/Instituto de Física de São Carlos (USP/EESC/IFSC/IQSC) (2009). Atualmente atua como Professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências (DCI) no campus regional de Goioerê-PR e cursa Doutorado no Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

Dias, G. da C., de Souza Filho, J. C., Avancini, E. R., & do nascimento, C. F. (2021). ESTUDO EXPERIMENTAL DA DINÂMICA DO MOVIMENTO E APLICAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE DE VÍDEO-ANÁLISE TRACKER. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/educere.v21i1.2021.7914

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa