A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO PRESCRITO, REAL E OCULTO DO COLÉGIO MODELO DE ITAMARAJU-BA

Autores

  • Gabrielle De Souza Cruz Lopes Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES
  • Sandra Mara Santana Rocha Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7609

Resumo

A Educação Ambiental deve estar presente no currículo como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 e da Política Nacional de Educação Ambiental. Neste trabalho buscou-se identificar e explicitar quais as formas como a Educação Ambiental aparece no currículo escolar, considerando as características prescritas, reais e ocultas. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso etnográfico sendo desenvolvida no Colégio Modelo “Luís Eduardo Magalhães”, Itamaraju-BA. Os dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com 9 professores. Os resultados evidenciam que, explicitamente, a Educação Ambiental está presente nos projetos executados pela escola. No entanto, os professores percebem sua inserção no currículo e que sua prática se dá por meio das leituras e interpretações de textos, no livro didático, nos conteúdos, na produção de textos, tabulação de dados estatísticos e discussões. Com base nos resultados discutem-se os limites e as possibilidades da transversalização do tema meio ambiente no currículo bem como o papel da escola enquanto espaço de formação crítica, necessária ao enfrentamento das questões socioambientais na atualidade.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Currículo; Transversalidade.

Biografia do Autor

Gabrielle De Souza Cruz Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica

Sandra Mara Santana Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus - ES

Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica

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Publicado

28-09-2020

Como Citar

DE SOUZA CRUZ LOPES, Gabrielle; SANTANA ROCHA, Sandra Mara. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO PRESCRITO, REAL E OCULTO DO COLÉGIO MODELO DE ITAMARAJU-BA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/educere.v20i2.2020.7609. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7609. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa