A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE POR MEIO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7614Resumo
Este trabalho utilizou a metodologia de Análise de Conteúdo para propor uma discussão sobre os princípios expressos no projeto político pedagógico (PPP), de duas instituições de ensino, que refletem valores de cidadania. Para isto foram analisados os PPPs de uma instituição da rede pública e outra privada. Este processo culminou na formação da categoria nomeada PPP e Dimensões Cidadãs, na qual são considerados e discutidos dados que subsidiam a formação para a cidadania, tais como os objetivos educacionais, a democratização do espaço escolar e o contexto socioeconômico descrito pelos objetos do estudo. Em termos gerais percebe-se que as escolas orientam suas atividades conforme as noções cidadãs, baseando suas práticas em ações que valorizam os sujeitos. Contudo, as propostas evidenciam uma realidade ainda presenciada pela educação brasileira, cujo caráter reside na discrepância social dos cenários escolar público e privado e que demonstra distorções no princípio da equidade educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.