A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE POR MEIO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Gustavo Rossoni Ruy Secretaria de Educação do Estado de Espírito Santo - SEDU Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Sandra Mara Santana Rocha Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7614

Resumo

Este trabalho utilizou a metodologia de Análise de Conteúdo para propor uma discussão sobre os princípios expressos no projeto político pedagógico (PPP), de duas instituições de ensino, que refletem valores de cidadania. Para isto foram analisados os PPPs de uma instituição da rede pública e outra privada. Este processo culminou na formação da categoria nomeada PPP e Dimensões Cidadãs, na qual são considerados e discutidos dados que subsidiam a formação para a cidadania, tais como os objetivos educacionais, a democratização do espaço escolar e o contexto socioeconômico descrito pelos objetos do estudo. Em termos gerais percebe-se que as escolas orientam suas atividades conforme as noções cidadãs, baseando suas práticas em ações que valorizam os sujeitos. Contudo, as propostas evidenciam uma realidade ainda presenciada pela educação brasileira, cujo caráter reside na discrepância social dos cenários escolar público e privado e que demonstra distorções no princípio da equidade educacional.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

ROSSONI RUY, Gustavo; SANTANA ROCHA, Sandra Mara; FURLAN MENDES, Ana Nery. A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA ANÁLISE POR MEIO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/educere.v20i2.2020.7614. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7614. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão