PERFIL DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EM RELAÇÃO AOS TURNOS

Eloah Silva Marcilio, Jéssica Stephanie de Oliveira Tulio, Célia Cristina Fornaziero, Eduardo Vignoto Fernandes

Resumo


Entender o perfil dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação é essencial para um planejamento curricular que contemple o contexto social. Nesse sentido, as disparidades encontradas entre os estudantes de um mesmo curso levam à necessidade constante de aprimoramento das atividades acadêmicas propostas. Esse trabalho objetiva compreender o perfil e a motivação do ingressante de Educação Física Bacharelado de uma instituição pública. A metodologia baseou-se na aplicação de questionários aos estudantes do primeiro ano do curso que se voluntariaram durante as aulas de Anatomia Humana, sendo os dados posteriormente analisados por meio do uso do índice de significância mínimo. Após a análise, evidenciou-se diferenças significativas entre os turnos, sendo os acadêmicos do período matutino mais jovens em relação aos do noturno. Ainda, a maior parte dos ingressantes, independente do turno, reside com pais, parentes e irmãos, porém, os primeiros também compartilham residência com amigos, enquanto os segundos, com companheiros/filhos. Em relação ao tempo de preparo para as avaliações, estudantes do matutino estudam diariamente; ao passo que a maioria do noturno se dedica apenas no dia anterior às avaliações. Em geral, os acadêmicos desse curso não costumam realizar atividades extraclasse, porém os estudantes do turno matutino estão mais propensos a desempenharem tais atividades. Concluiu-se que a identificação dessas dessemelhanças é fundamental para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas de ensino conforme as peculiaridades de cada contexto, contribuindo para a implementação de um processo de ensino e aprendizagem eficazes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8528

Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR