MONITORIA ACADÊMICA REMOTA: PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8914Resumo
Durante a pandemia da COVID-19, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) foi a principal estratégia de ensino utilizada pelas instituições de nível superior para realização das aulas. Exemplo disso, é a disciplina de Anatomia Humana (AH) que mesmo dependendo de encontros práticos foi ministrada por meio do AVA. Para isso, discentes, docentes e monitores precisaram se adaptar ao ensino remoto na disciplina de AH. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção do discente acerca da aprendizagem da Monitoria Acadêmica (MA) em AH durante a pandemia da COVID-19. A coleta de dados aconteceu nos anos de 2020 e 2021, a partir de formulários respondidos por acadêmicos matriculados na disciplina remota de AH e que frequentaram a MA remota. A amostra foi composta por 69 universitários, dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Psicologia. Os resultados apontaram que independente do sexo, a maioria dos estudantes consideraram que houve boa ou muito boa afinidade com os recursos tecnológicos, porém, entre as áreas de conhecimento, os estudantes de humanas relataram pouca ou razoável afinidade. Em relação a percepção da aprendizagem de AH de forma remota, a maioria dos acadêmicos da saúde indicou boa ou muito boa aprendizagem, porém, os acadêmicos de humanas apontaram como ruim ou regular. Sobre a contribuição da MA na aprendizagem da disciplina, a maioria dos alunos da saúde classificou como "totalmente'' e os estudantes humanas como ''parcial”. Conclui-se que há divergências de percepções entre as áreas de conhecimento; entretanto, percebe-se que a maioria dos acadêmicos demonstram percepções positivas sobre a contribuição da MA remota, demonstrando a sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos no ensino à distância.Downloads
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