Imaginário e Cultura: um estudo sócio-antropológico
Resumo
Segundo as posições de Mauss e Herkowitz, nas organizações educativas todo grupo social educa e organiza o comportamento. Considerando que a realidade é uma construção, melhor, uma projeção de redes de leitura de cada grupo humano (mapping), a culturanálise de grupos é o estudo e levantamento, para posterior eventual intervenção para mudanças, desses mapas de realidade e consciência de grupo, ou seu imaginário e/ou cultura específicos. Segundo Anzieu, todo grupo agrega seus elementos num trabalho em torno de um “pólo técnico” (ou praxeológico) e em torno da afetividade que circula subterraneamente no “pólo fantasmático”; assim, o primeiro representa as atividades do grupo, ao passo que o segundo envolve a afetividade do grupo e suas manifestações fantasmáticas. Portanto há duas dimensões da culturanálise de grupos: a cultura patente e a cultura latente. A cultura patente identifica-se com as formas estruturadas da atividade grupal, ou seja, a presença da cultura como códigos e normas; a cultura emergente compreende-se como o “plasma da significância”, ou seja, a presença da cultura através de imagens simbólicas portadoras de conteúdos conscientes e insconscientes; a cultura latente é a presença da dimensão do inconsciente ou da “zona obscura da cultura”.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.