O ENSINO COLETIVO DE MÚSICA PARA FORMAÇÃO DE BANDAS ESCOLARES

Autores

  • Fabrício de Oliveira Lopes Universidade Federal de Roraima
  • Isaque Rodrigues Ferraz Universidade Federal de Campo Grande
  • Ismael Rodrigues Ferraz Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Leandro Freitas Barbosa Centro Universitário Internacional

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i1.2024-007

Palavras-chave:

Educação Musical Coletiva, Bandas Escolares, Arranjo Musical

Resumo

Este trabalho fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa científica relacionada à temática em questão. Seu principal objetivo é conduzir uma investigação teórica sobre os resultados significativos do ensino coletivo de música para a formação de bandas escolares. Isso suscita questionamentos sobre a importância desse tipo de ensino e os benefícios que ele pode proporcionar para a formação musical dos alunos. Além disso, realiza-se uma síntese histórica das bandas de música no Brasil e sua relevância na sociedade e no contexto escolar. Também são abordados os processos de ensino coletivo de música nas bandas escolares, incluindo uma breve exposição de manuais e métodos pedagógico-educacionais utilizados nos parâmetros nacionais e internacionais. Por fim, são desenvolvidos cinco níveis teóricos e práticos de arranjo musical para banda de música moderna, com uma redução dos instrumentos de percussão da melodia principal da obra 9ª sinfonia quarto movimento:  "Ode à Alegria", do compositor Ludwig Van Beethoven.

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Publicado

12-04-2024

Como Citar

LOPES, Fabrício de Oliveira; FERRAZ, Isaque Rodrigues; FERRAZ, Ismael Rodrigues; BARBOSA, Leandro Freitas. O ENSINO COLETIVO DE MÚSICA PARA FORMAÇÃO DE BANDAS ESCOLARES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 114–137, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i1.2024-007. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8682. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos