A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-007

Palavras-chave:

Docentes Universitários, Saúde mental, Sofrimento, Psicanálise

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão acerca da saúde mental dos professores universitários, categoria de profissão que é considerada uma das mais estressante por ocasionar grande esgotamento no aparelho psíquico, em razão disso se faz necessário mais contextualização sobre essa vulnerabilidade que, por consequências, se transforma em doenças mentais e somáticas. Com característica descritiva e qualitativa e com o percurso metodológico bibliográfico, a pesquisa buscou, à luz da psicanálise, exteriorizar um saber que vai de encontro com a subjetividade do docente, possibilitando uma compreensão e condições de enfretamento para seus desafios de equilíbrio mental frente à sua realidade. Espera-se que esse estudo instigue novas pesquisas sobre a avaliação da saúde mental dos docentes e a intervenção da psicanálise na preservação da prática docente, promovendo um retorno a si mesmo, atendendo suas respectivas relações.

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

OLIVEIRA COSTA, Rayanne Christine; MUNIZ CHAVES, Flavio; SARAIVA DE MATOS, Camila; BATISTA CONDE, Ivo; COSTA BASTOS, Aline Kelly; BARBOSA DOS SANTOS, Jacqueline; DA SILVA FERREIRA, Tereza Maria; GIRÃO RICARTE, Erbenia Maria. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1655–1672, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i4.2023-007. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9674. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos