A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i4.2023-007Palavras-chave:
Docentes Universitários, Saúde mental, Sofrimento, PsicanáliseResumo
Este estudo propõe uma reflexão acerca da saúde mental dos professores universitários, categoria de profissão que é considerada uma das mais estressante por ocasionar grande esgotamento no aparelho psíquico, em razão disso se faz necessário mais contextualização sobre essa vulnerabilidade que, por consequências, se transforma em doenças mentais e somáticas. Com característica descritiva e qualitativa e com o percurso metodológico bibliográfico, a pesquisa buscou, à luz da psicanálise, exteriorizar um saber que vai de encontro com a subjetividade do docente, possibilitando uma compreensão e condições de enfretamento para seus desafios de equilíbrio mental frente à sua realidade. Espera-se que esse estudo instigue novas pesquisas sobre a avaliação da saúde mental dos docentes e a intervenção da psicanálise na preservação da prática docente, promovendo um retorno a si mesmo, atendendo suas respectivas relações.
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