MODELO CONCEITUAL DE INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/receu.v24i1-008Palavras-chave:
Transformação Digital, Inovação Disruptiva, Modelo Conceitual, Educação Básica, Estratégia de InovaçãoResumo
Proposta: As tecnologias digitais têm acelerado inovações que influenciam novos hábitos de consumo e viabilizam modelos de negócios, inclusive de potencial disruptivo. Porém, os conceitos de Transformação Digital e dos tipos de Inovação ainda são diversos na literatura. Este trabalho propõe um Modelo Conceitual de Inovação e Transformação Digital (MCI&TD) para apoiar as estratégias de Inovação e Transformação Digital das organizações. Metodologia: Este estudo, de abordagem metodológica da Design Science Research (DSR), foi realizado em sete etapas, desde a identificação do problema até a comunicação dos resultados. O MCI&TD foi preliminarmente validado no contexto de uma escola privada de educação básica. Resultados: As análises com apoio do MCI&TD revelaram que a escola tem investido mais em Inovações com Objetivos de Sustentação, que o ensino online como resposta aos impactos da COVID-19 não se caracteriza como Inovação Disruptiva, e que há oportunidades de viabilizar acesso à educação básica através de Inovações Disruptivas direcionadas ao não consumo. Originalidade: Este trabalho é uma contribuição para o campo das estratégias de inovação e transformação digital, e propõe um modelo original, validado preliminarmente, que visa contribuir para a Teoria da Inovação e auxiliar as organizações a caracterizarem suas iniciativas de Inovação e Transformação Digital, de modo a apoiá-las na formulação de estratégias mais aderentes ao alcance de seus objetivos.
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