ESTUDO E ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DE MARKETING SOBRE A EMPRESA COMÉRCIO DE LANCHES E SUCOS LTDA – UMUARAMA-PR
DOI:
https://doi.org/10.25110/receu.v24i2.2023-11573Palavras-chave:
Operação de Empresas, Gerência de Produto, Definições de Preço, Divulgação dos ProdutosResumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender e analisar os impactos que os princípios de marketing têm sobre a operação de empresas de pequeno porte. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo entre as áreas de conhecimento pertinentes, como a gerência de produto, definições de preço, que definem o valor do preço do produto ou do serviço, publicidade, classificada como a divulgação dos produtos e serviços nas mídias de venda, vendas, que é a espécie de uma troca entre produto ou serviço por dinheiro, além do público alvo, que são os consumidores que necessitam ou possuem desejos de comprar produtos ou contratar serviços da empresa. A empresa escolhida para o estudo deste artigo se localiza na cidade de Umuarama, no estado do Paraná, e tem como segmento lanches e sucos, ou seja, uma lanchonete, bastante conhecida na região pelo variado cardápio e atendimento aos seus consumidores. No desenvolver do estudo, aplicou-se um questionário aos clientes do estabelecimento, tendo a maioria dos respondentes mais de 51 anos de idade, 70 % são do sexo masculino, 46,66% possuem renda entre R$ 1.212,01 até R$ 3.000,00, e com valor médio de gasto no estabelecimento de R$ 50,00 até R$ 75,00 a cada ida.
Referências
BARNEY, J. B. Resource-based theories of competitive advantage: a ten years retrospective on the resource based view. Journal of Management, v. 27, n. 1, p. 643-650, 2001.
ELIAS, J. J. Marketing: o modelo dos 4ps. In: SITE do Curso de Administração da FACECAP. [S.l.]. [2000].
GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017.
GONÇALVES, F. P. S. et al. O Impacto das Certificações de RSE sobre o Comportamento de Compra do Consumidor. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
JARDIM, J. C. S. Marketing de Serviços. 2005. 46 f. Monografia (Especialização em Marketing) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. - 6. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.
LIMEIRA; Tania Maria Vidigal. Fundamentos de Marketing. In: DIAS, Sérgio R. (coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 1-15.
OLIVEIRA, Juscelândia Nascimento; CÂNDIDO, Gesivaldo Ataíde. Características e Práticas Gerenciais de Empresas Inovadoras: Um Estudo de Caso numa Empresa do Setor Têxtil do Estado da Paraíba. XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Brasília (DF). 22-24 de outubro de 2008. ANPAD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.