ESTUDO E ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DE MARKETING SOBRE A EMPRESA COMÉRCIO DE LANCHES E SUCOS LTDA – UMUARAMA-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v24i2.2023-11573

Palavras-chave:

Operação de Empresas, Gerência de Produto, Definições de Preço, Divulgação dos Produtos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender e analisar os impactos que os princípios de marketing têm sobre a operação de empresas de pequeno porte. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo entre as áreas de conhecimento pertinentes, como a gerência de produto, definições de preço, que definem o valor do preço do produto ou do serviço, publicidade, classificada como a divulgação dos produtos e serviços nas mídias de venda, vendas, que é a espécie de uma troca entre produto ou serviço por dinheiro, além do público alvo, que são os consumidores que necessitam ou possuem desejos de comprar produtos ou contratar serviços da empresa. A empresa escolhida para o estudo deste artigo se localiza na cidade de Umuarama, no estado do Paraná, e tem como segmento lanches e sucos, ou seja, uma lanchonete, bastante conhecida na região pelo variado cardápio e atendimento aos seus consumidores. No desenvolver do estudo, aplicou-se um questionário aos clientes do estabelecimento, tendo a maioria dos respondentes mais de 51 anos de idade, 70 % são do sexo masculino, 46,66% possuem renda entre R$ 1.212,01 até R$ 3.000,00, e com valor médio de gasto no estabelecimento de R$ 50,00 até R$ 75,00 a cada ida.

Biografia do Autor

Leonardo Fabiano da Silva, Universidade Paranaense

Universidade Paranaense

Willer Carlos Oliveira, Universidade Paranaense

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (2022) UNIOESTE, Graduação em História (2009), Ciências Contábeis (2013) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Administração (2022) pela Cesumar . É especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010); Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais pela UTFPR (2012); Educação a Distância pela UNOPAR (2015);  Consultoria Empresarial pela UNIPAR (2017) e Auditoria e Perícia Contábil pela Faveni (2020). 

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Publicado

18-11-2024

Como Citar

SILVA, Leonardo Fabiano da; OLIVEIRA, Willer Carlos. ESTUDO E ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DE MARKETING SOBRE A EMPRESA COMÉRCIO DE LANCHES E SUCOS LTDA – UMUARAMA-PR. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 269–291, 2024. DOI: 10.25110/receu.v24i2.2023-11573. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/11573. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos