ESTUDO E ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DE MARKETING SOBRE A EMPRESA COMÉRCIO DE LANCHES E SUCOS LTDA – UMUARAMA-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v24i2.2023-11573

Palavras-chave:

Operação de Empresas, Gerência de Produto, Definições de Preço, Divulgação dos Produtos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender e analisar os impactos que os princípios de marketing têm sobre a operação de empresas de pequeno porte. Para tanto, estabeleceu-se um diálogo entre as áreas de conhecimento pertinentes, como a gerência de produto, definições de preço, que definem o valor do preço do produto ou do serviço, publicidade, classificada como a divulgação dos produtos e serviços nas mídias de venda, vendas, que é a espécie de uma troca entre produto ou serviço por dinheiro, além do público alvo, que são os consumidores que necessitam ou possuem desejos de comprar produtos ou contratar serviços da empresa. A empresa escolhida para o estudo deste artigo se localiza na cidade de Umuarama, no estado do Paraná, e tem como segmento lanches e sucos, ou seja, uma lanchonete, bastante conhecida na região pelo variado cardápio e atendimento aos seus consumidores. No desenvolver do estudo, aplicou-se um questionário aos clientes do estabelecimento, tendo a maioria dos respondentes mais de 51 anos de idade, 70 % são do sexo masculino, 46,66% possuem renda entre R$ 1.212,01 até R$ 3.000,00, e com valor médio de gasto no estabelecimento de R$ 50,00 até R$ 75,00 a cada ida.

Biografia do Autor

Leonardo Fabiano da Silva, Universidade Paranaense

Universidade Paranaense

Willer Carlos Oliveira, Universidade Paranaense

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (2022) UNIOESTE, Graduação em História (2009), Ciências Contábeis (2013) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Administração (2022) pela Cesumar . É especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010); Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais pela UTFPR (2012); Educação a Distância pela UNOPAR (2015);  Consultoria Empresarial pela UNIPAR (2017) e Auditoria e Perícia Contábil pela Faveni (2020). 

Referências

BARNEY, J. B. Resource-based theories of competitive advantage: a ten years retrospective on the resource based view. Journal of Management, v. 27, n. 1, p. 643-650, 2001.

ELIAS, J. J. Marketing: o modelo dos 4ps. In: SITE do Curso de Administração da FACECAP. [S.l.]. [2000].

GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017.

GONÇALVES, F. P. S. et al. O Impacto das Certificações de RSE sobre o Comportamento de Compra do Consumidor. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

JARDIM, J. C. S. Marketing de Serviços. 2005. 46 f. Monografia (Especialização em Marketing) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7. ed. 2. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. - 6. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.

LIMEIRA; Tania Maria Vidigal. Fundamentos de Marketing. In: DIAS, Sérgio R. (coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 1-15.

OLIVEIRA, Juscelândia Nascimento; CÂNDIDO, Gesivaldo Ataíde. Características e Práticas Gerenciais de Empresas Inovadoras: Um Estudo de Caso numa Empresa do Setor Têxtil do Estado da Paraíba. XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Brasília (DF). 22-24 de outubro de 2008. ANPAD.

Downloads

Publicado

18-11-2024

Como Citar

SILVA, Leonardo Fabiano da; OLIVEIRA, Willer Carlos. ESTUDO E ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DE MARKETING SOBRE A EMPRESA COMÉRCIO DE LANCHES E SUCOS LTDA – UMUARAMA-PR. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 269–291, 2024. DOI: 10.25110/receu.v24i2.2023-11573. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/11573. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos