Potencial de Mercado das Regiões Paranaenses
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o potencial de mercado e elaborar um ranking das regiões paranaenses. Para isso, utilizou-se um modelo de potencial de mercado na variante do modelo gravitacional. O potencial de mercado é dado pelo número de consumidores ali localizados com sua estrutura de preferências e renda. Pela análise, conclui-se que o grau de interdependência entre os mercados regionais das cidades analisadas mostrou-se intenso e proporcional às populações e à proximidade das mesmas. Ressalta-se que, os grandes investimentos industriais voltados para o Paraná, principalmente, para a região metropolitana de Curitiba, aceleraram o processo de concentração em direção aos grandes pólos, intensificando a influência mercadológica dos grandes centros que, cada vez mais, potencializam-se em exportadores de mercadorias e serviços.Downloads
Como Citar
CASTRO, Maria Clarice de; PIACENTI, Carlos Alberto; LIMA, Jandir Ferrera de; PIFFER, Moacir. Potencial de Mercado das Regiões Paranaenses. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 3, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/1474. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos