FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO

Autores

  • Sandra Maria Coltre
  • Paulo Roberto C. Nogueira
  • Amarildo Jorge da Silva

Resumo

O presente artigo relata uma metodologia de ensino-aprendizagem da disciplina de Pesquisa em Administração, para acadêmicos do primeiro ano, do curso de graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, por meio da aplicação da estratégia de criação do conhecimento pela espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997). A metodologia utilizada envolve as fases para socializar, externalizar, combinar e internalizar o conhecimento. Pelos relatos dos alunos durante quase dez anos, pode-se afirmar que esta estratégia de ensino-aprendizagem resultou no domínio da teoria e da prática de pesquisar para ler fenômenos organizacionais de forma crítica e científica, além de dar maior aporte teórico e metodológico para estudos em Pós-Graduação.

Downloads

Como Citar

Coltre, S. M., Nogueira, P. R. C., & Silva, A. J. da. (2009). FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DA ESPIRAL DO CONHECIMENTO. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 8(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/2676

Edição

Seção

Artigos