IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES NO RAMO DE SUPERMERCADOS DE UMUARAMA

Celso Ferrari Junior, Emili Marini Silva, Jailson de Oliveira Arieira

Resumo


O presente estudo abordou a identificação dos consumidores no
ramo de supermercados de Umuarama. Teve por objetivo enunciar algumas características dos consumidores, com relação ao atendimento a eles oferecido. Sugeriu mudanças em antigas práticas que vinham a denegrir a imagem da empresa, quando o assunto é atendimento. Explorou as razões pelas quais as empresas falham na comunicação com o cliente. A maioria das empresas se igualou no que se referiu à qualidade do produto e/ou serviço. O atendimento veio para completar o processo de encantamento ao cliente, muitas vezes, como um diferencial.
Muitas organizações anunciam este diferencial de forma publicitária, ou gastam enormes somas com treinamentos caríssimos e fazem de tudo para mostrar ao cliente, na teoria, que a organização cumpre o bom atendimento. E na prática, fica apenas a promessa. O cliente, frustrado nessa comunicação errônea e com promessas não cumpridas, sente-se frustrado e ainda mais desgostoso. Lidar com pessoas não é fácil, mas é extremamente gratificante quando as técnicas corretas são aplicadas e a comunicação empresa/cliente gera a tal chamada satisfação do cliente – e ainda mais – seu encantamento. O Marketing, na sua essência, possui o grande propósito de disponibilizar ao cliente o produto certo, na hora certa, a
um preço acessível, aliado de um ótimo atendimento – sendo este antes, durante e após a efetuação da venda. O atendimento, sendo bem prestado aos consumidores, tornar-se-á um diferencial e um gerador de vantagem competitiva perante as demais organizações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v8i1.2681