IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES NO RAMO DE SUPERMERCADOS DE UMUARAMA

Autores

  • Celso Ferrari Junior
  • Emili Marini Silva
  • Jailson de Oliveira Arieira

Resumo

O presente estudo abordou a identificação dos consumidores no
ramo de supermercados de Umuarama. Teve por objetivo enunciar algumas características dos consumidores, com relação ao atendimento a eles oferecido. Sugeriu mudanças em antigas práticas que vinham a denegrir a imagem da empresa, quando o assunto é atendimento. Explorou as razões pelas quais as empresas falham na comunicação com o cliente. A maioria das empresas se igualou no que se referiu à qualidade do produto e/ou serviço. O atendimento veio para completar o processo de encantamento ao cliente, muitas vezes, como um diferencial.
Muitas organizações anunciam este diferencial de forma publicitária, ou gastam enormes somas com treinamentos caríssimos e fazem de tudo para mostrar ao cliente, na teoria, que a organização cumpre o bom atendimento. E na prática, fica apenas a promessa. O cliente, frustrado nessa comunicação errônea e com promessas não cumpridas, sente-se frustrado e ainda mais desgostoso. Lidar com pessoas não é fácil, mas é extremamente gratificante quando as técnicas corretas são aplicadas e a comunicação empresa/cliente gera a tal chamada satisfação do cliente – e ainda mais – seu encantamento. O Marketing, na sua essência, possui o grande propósito de disponibilizar ao cliente o produto certo, na hora certa, a
um preço acessível, aliado de um ótimo atendimento – sendo este antes, durante e após a efetuação da venda. O atendimento, sendo bem prestado aos consumidores, tornar-se-á um diferencial e um gerador de vantagem competitiva perante as demais organizações.

Downloads

Como Citar

JUNIOR, Celso Ferrari; SILVA, Emili Marini; ARIEIRA, Jailson de Oliveira. IDENTIFICAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS CONSUMIDORES NO RAMO DE SUPERMERCADOS DE UMUARAMA. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/2681. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos