ENDOMARKETING – ESTUDO DE CASO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE UM BANCO MÚLTIPLO NO INTERIOR DO PARANÁ

César Roberto Zandonadi, Ricardo Agostinho de Figueiredo, Ana Paula de Lima da Silva

Resumo


Este artigo trata da identificação dos fatores-chave do endomarketing em questões relacionadas com motivação, treinamento e cultura organizacional, em agências de um banco múltiplo. A pesquisa que lhe deu suporte utilizou amostra não probabilística, com aplicação de um questionário em duas agências do interior do Paraná, localizadas em Boa Esperança e Alto Piquiri. A estratégia do trabalho foi orientada por uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual a análise se desenvolve. Com esta pesquisa procurou-se estudar a relação entre a empresa
e seu ambiente interno, por meio da percepção do endomarketing por parte de seus funcionários. Através da aplicação do questionário e dos resultados, foi possível constatar: a valorização do funcionário pelas ações de endomarketing; a comunicação de forma clara e objetiva dentro da organização; a satisfação dos funcionários em relação à questão motivacional dentro do ambiente de trabalho e dos treinamentos desenvolvidos pela empresa, bem como sua cultura organizacional diferenciada. O estudo ajuda a compreender como os fatores de endomarketing se relacionam e interferem diretamente na motivação e na cultura
organizacional, através de suas ações e treinamentos.

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DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v8i1.2682