ENDOMARKETING – ESTUDO DE CASO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE UM BANCO MÚLTIPLO NO INTERIOR DO PARANÁ
Resumo
Este artigo trata da identificação dos fatores-chave do endomarketing em questões relacionadas com motivação, treinamento e cultura organizacional, em agências de um banco múltiplo. A pesquisa que lhe deu suporte utilizou amostra não probabilística, com aplicação de um questionário em duas agências do interior do Paraná, localizadas em Boa Esperança e Alto Piquiri. A estratégia do trabalho foi orientada por uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual a análise se desenvolve. Com esta pesquisa procurou-se estudar a relação entre a empresae seu ambiente interno, por meio da percepção do endomarketing por parte de seus funcionários. Através da aplicação do questionário e dos resultados, foi possível constatar: a valorização do funcionário pelas ações de endomarketing; a comunicação de forma clara e objetiva dentro da organização; a satisfação dos funcionários em relação à questão motivacional dentro do ambiente de trabalho e dos treinamentos desenvolvidos pela empresa, bem como sua cultura organizacional diferenciada. O estudo ajuda a compreender como os fatores de endomarketing se relacionam e interferem diretamente na motivação e na cultura
organizacional, através de suas ações e treinamentos.
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Como Citar
ZANDONADI, César Roberto; FIGUEIREDO, Ricardo Agostinho de; SILVA, Ana Paula de Lima da. ENDOMARKETING – ESTUDO DE CASO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE UM BANCO MÚLTIPLO NO INTERIOR DO PARANÁ. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/2682. Acesso em: 23 nov. 2024.
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Seção
Artigos