Moda na imprensa brasileira: uma análise dos artigos publicados em um jornal e revistas referentes à coleção primavera-verão 2003/2004
Resumo
Considerando a importância das publicações comerciais, para osegmento moda, buscou-se analisar artigos sobre a coleção primavera-verão
2003/2004 em um jornal e revistas comerciais e os principais aspectos neles
abordados. O objetivo é mostrar que o designer de moda, no meio acadêmico,
deve fazer uma leitura voltada para o pensamento crítico-reflexivo e, assim,
mostrar que ela, a moda, pode funcionar como um agente educativo e, portanto,
necessita de material bibliográfico que apóie a formação do acadêmico. Para
este levantamento foram selecionados artigos para a análise: o Jornal diário
Estado de São Paulo e as revistas mensais ELLE Brasil, Estilo, Cláudia e Nova/
Cosmopolitan, bem como todos os fascículos publicados no jornal no período de
Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2003. A conclusão a que se chega é que a
literatura comercial disponível não aborda, de modo técnico e com a antecedência
necessária, o lançamento das coleções para o profissional e estudante de moda,
pois a maioria das revistas, aborda, apenas, por meio de imagens, a coleção
anteriormente lançada e após as peças estarem disponíveis para venda. Esta
tendência justifica-se por serem revistas voltadas, especialmente, ao público
consumidor e, junto desse cumprem seu papel de divulgação das coleções.
Recomenda-se que sejam realizados esforços para o desenvolvimento de um
mercado editorial neste setor.
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Publicado
19-05-2008
Como Citar
ARAÚJO, Cassiana Barrozo Pullin de; SANT’ANA, Débora de Mello Gonçales. Moda na imprensa brasileira: uma análise dos artigos publicados em um jornal e revistas referentes à coleção primavera-verão 2003/2004. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 5, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/282. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos