Mudanças organizacionais: aprendizagem, inovação e cultura organizacional

Autores

  • Odacir Miguel Tagliapietra
  • Marcio Nakayama Miura
  • Lígia Maria Heinzmann

Resumo

O mercado, hoje, exige das organizações mudanças constantes,
tanto em relação à qualidade dos produtos e serviços, quanto aos diferenciais
competitivos. Essa dinâmica é impulsionada pelo incremento de novas
tecnologias na produção e, também, pelo fato de que, no mercado globalizado,
a facilidade das comunicações, o contato com culturas diferentes permitem
que as empresas utilizem-se de exemplos de casos bem sucedidos e, a partir
disso, introduzam novos métodos de trabalho proporcionando, com isso, maior
competitividade aos seus produtos e serviços. A rigidez estrutural da maioria
das organizações dificulta o acesso a novos conceitos e a idéias inovadoras. Por
isso, o estudo da cultura organizacional também é imprescindível para que novos
conceitos e práticas administrativas sejam aceitas por todos na organização,
pois, ca crescente demanda do mercado externo, as organizações necessitam
flexibilizar seu processo produtivo para facilitar a diferenciação dos produtos
demandados pelas diferentes culturas. Também as pessoas precisam aprender
novos conceitos que são decisivos para a negociação com povos de diferentes
nações. O desenvolvimento da cultura da mudança passa pelo desenvolvimento
de programas de aprendizado que permitem que as pessoas internalizem os
novos conceitos e práticas administrativas a partir de sistemas de aprendizado
que privilegiem a adaptação das pessoas, dos produtos e serviços à diversidade
cultural.

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Publicado

19-05-2008

Como Citar

TAGLIAPIETRA, Odacir Miguel; MIURA, Marcio Nakayama; HEINZMANN, Lígia Maria. Mudanças organizacionais: aprendizagem, inovação e cultura organizacional. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/298. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos