Avaliação do marketing verde de uma empresa do ramo de bebidas

Autores

  • Vânia Mara Senger Simonis
  • Lígia Maria Heinzmann
  • Salete Polônia Borilli

Resumo

Este artigo refere-se à avaliação do Marketing Verde de uma Empresa
do ramo de bebidas. Para realizar a avaliação foi utilizado como referência o
programa de gestão ambiental desenvolvido por BACKER (1995). As bases
conceituais estão apresentadas na parte dois e a metodologia na parte três do
artigo. Por meio da aplicação do instrumento de tabelas de análises foi possível
constatar que, em relação à estrutura organizacional, não existe um setor com
um colaborador específico para lidar com as questões do meio ambiente. Estas
atividades são direcionadas aos Coordenadores de Núcleo, mais especificamente,
ao Coordenador de Núcleo Industrial. E também foi possível concluir, a partir
do Diagnóstico Global, que, em relação ao que é exigido pela legislação quanto
à questão do meio ambiente, a empresa está cumprindo as exigências. Porém, na
questão de formação e informação, existe uma barreira a ser transposta, ou seja, o
produto ofertado pela empresa encontra, na mídia, alguns pontos que dificultam
a elaboração de uma estratégia ecológica. Mas, isso não deve ser considerado
como um fator que impossibilite o desenvolvimento de uma estratégia ecológica,
pois, a empresa, por meio de estudos e pesquisas, pode buscar possibilidades de
programas alternativos que se ajustem à realidade quanto à questão ambiental.
No Diagnóstico Setorial, realizado no Setor de Recursos Humanos, verificouse
uma maior dificuldade em implementar uma estratégia ambiental devido a
não existência de parâmetros para se definir tal estratégia. Mesmo a empresa
não tendo uma política específica em relação à questão ecológica no Setor de
Recursos Humanos, não pode ser considerada ambientalmente incorreta, pois está incorporando ações, gradativamente, visando atender aos critérios para ser
uma empresa ecologicamente correta.

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Publicado

19-05-2008

Como Citar

Simonis, V. M. S., Heinzmann, L. M., & Borilli, S. P. (2008). Avaliação do marketing verde de uma empresa do ramo de bebidas. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 6(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/310

Edição

Seção

Artigos