FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES COM COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ

Gelson Luiz Uecker, Adriane Diemer

Resumo


O problema que guia este trabalho trata da compatibilidade técnico-teórica dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação em administração orientados à formação de profissionais com competências empreendedoras. O objetivo geral foi de caracterizar e analisar projetos dos cursos de administração de duas instituições do Paraná quanto à formação de empreendedores. A metodologia desta pesquisa se caracterizou como abordagem qualitativa, classificada como descritiva, do tipo estudo de caso, realizado em duas unidades-casos selecionadas no Paraná, que se propõem a formar um profissional com competências empreendedoras. Na coleta de dados foram utilizados documentos, entrevistas, e observação não participante. Concluiu-se, dentre outras, que as instituições estudadas não apresentam compatibilidade técnico-teórica do seu projeto quanto à formação de empreendedores. A principal causa do problema está na má elaboração e não utilização do projeto político pedagógico, que deve servir como instrumento para a tomada de decisão nos cursos.

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DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v10i1.3629