RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA: OS FUTUROS ADMINISTRADORES ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA UM CONTEXTO DE NEGÓCIOS QUE NECESSITA DESSES CONHECIMENTOS?

Autores

  • Natali Cristiane de Souza
  • Sandra Stöckli de Vasconcelos
  • Miguel Arantes Normanha Filho

Resumo

Os recentes escândalos corporativos, a crise financeira global e o efetivo papel social das organizações que visam lucro no equacionamento dos graves problemas sociais brasileiros, em conjunto com o primeiro e o terceiro setor da sociedade civil, colocaram em alerta as escolas de negócios em especial as que ofertam cursos de administração. Alerta no sentido de contemplar em suas grades curriculares, disciplinas ou na forma transversal, a responsabilidade social e a ética. Alerta para que os futuros administradores estejam comprometidos com a sociedade em que vivem, com responsabilidade social e postura ética. Face à importância da responsabilidade social e da ética na gestão das organizações que visam lucro é certo afirmar que a formação de um administrador, futuro gestor de organizações, deve contemplar tais temas no curso em que esteja matriculado. Ainda, face ao contexto apresentado, emerge o problema de pesquisa: as faculdades particulares com curso de administração atuantes em Campinas contemplam a responsabilidade social empresarial e a ética como disciplinas de formação ao longo do curso, na forma regular de oferta ou na forma transversal? Para obtenção de resposta ao problema de pesquisa foi aplicado um questionário contendo dezesseis perguntas aos alunos matriculados nos cursos de Administração de cinco instituições de ensino na cidade de Campinas. Assim como, foi elaborada pesquisa bibliográfica para construção do arcabouço teórico necessário para análise e compreensão dos resultados da pesquisa e conclusão do artigo.

Downloads

Como Citar

Souza, N. C. de, Vasconcelos, S. S. de, & Filho, M. A. N. (2013). RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA: OS FUTUROS ADMINISTRADORES ESTÃO SENDO PREPARADOS PARA UM CONTEXTO DE NEGÓCIOS QUE NECESSITA DESSES CONHECIMENTOS?. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 12(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/4100

Edição

Seção

Artigos