SISTEMA WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM): RELATO DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO NOROESTE DO PARANÁ

Autores

  • Jailson de Oliveira Arieira

Resumo

O momento econômico e tecnológico aponta para uma reestruturação dos paradigmas empresariais. As empresas devem adequar-se, tornando mais eficientes e ágeis suas decisões. A logística empresarial, responsável pelo abastecimento e distribuição da empresa, tem papel relevante nesse contexto. A manutenção, manuseio e movimentação de materiais têm um destaque especial, pois garantem o fluxo de insumos e produtos. Assim, vale destacar a importância dos sistemas de gestão de armazéns ou WMS (Warehouse Management System). Esses sistemas dotam a administração de instrumentos de gestão e controle dos estoques, reduzindo custos de operação e aumentando a qualidade dos serviços. O presente estudo de caso, desenvolvido numa indústria de alimentos no noroeste do Paraná, objetivou analisar as dificuldades de implantação do WMS. Dentre os principais resultados obtidos, a percepção da importância do sistema por parte dos usuários, mas sua pouca capacitação em gerí-lo adequadamente apresenta-se com elemento preponderante.

Downloads

Publicado

18-10-2013

Como Citar

ARIEIRA, Jailson de Oliveira. SISTEMA WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM): RELATO DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO NOROESTE DO PARANÁ. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 13, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/4361. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos