AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO À PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Autores

  • Suziméri Vilas Bôas Pescador
  • Franciane Bortoluzzi

Resumo

O presente estudo busca enfatizar a importância de uma postura ética e socialmente responsável nas organizações contemporâneas e seus reflexos sobre o comportamento do mercado e do consumidor. Dessa forma, como objetivo geral, pretende-se analisar a percepção do consumidor quanto a prática da responsabilidade social empresarial e sua influência na decisão de consumo. Como objetivos específicos pretende: identificar a percepção de consumidores quanto aos aspectos que caracterizam a prática da responsabilidade social em uma organização; verificar se o consumidor identifica práticas de responsabilidade social nas organizações das quais consome ou em outras; identificar na visão do consumidor se a sua decisão na escolha por um produto ou serviço, estaria atrelada à prática da responsabilidade social na organização que o produz; caracterizar os principais critérios estabelecidos pelo consumidor para a definição na escolha por um produto ou serviço. Quanto à sua metodologia a pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, pois buscou interpretar e relatar o fenômeno da responsabilidade social corporativa na percepção do consumidor. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e algumas abertas, para uma amostra de 227 consumidores cascavelenses, calculada estatisticamente, com margem de erro de 6,5% e nível de confiabilidade de 95,5%. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o método quantitativo. Os resultados foram apresentados por meio de gráficos e de forma descritiva. De modo geral, os dados apresentam um consumidor consciente dos benefícios da responsabilidade social para a empresa e para a sociedade, embora os resultados tenham apontado que tais aspectos ainda não influenciam diretamente sua decisão no momento da compra de um produto ou serviço.

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Publicado

22-04-2015

Como Citar

Pescador, S. V. B., & Bortoluzzi, F. (2015). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO À PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 15(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/5013

Edição

Seção

Artigos