A implantação de um selo de qualidade em restaurantes e similares de Toledo

Autores

  • Giane Maria Gibbert
  • Gilnéia Grotto
  • Josiane Guesser
  • Roseli Scherette Dal Piva

Resumo

Os restaurantes e similares tendem a se tornar cada vez mais
importantes como espaços onde as pessoas podem ter serviços, lazer, alimentação,
vida social. O fato é que sua evolução vem acontecendo desde muito tempo, e
ainda não esta concluída, até porque seria difícil vislumbrar a restauração como
algo estático, que não evoluísse em termos de opções, modelos de negócios e
tecnologia. Porém o desenvolvimento do setor de restauração não vem sendo
acompanhado pelo devido preparo da mão-de-obra, ou seja, em cidades menores
como no caso de Toledo, são quase inexistentes os cursos para especialização de
garçons e cozinheiras e os treinamentos oferecidos são muito superfi ciais, não
permitindo, dessa forma, um aperfeiçoamento nas devidas funções. A qualifi cação
dos serviços é, pois, condição básica dentro de um processo competitivo que
caracteriza a sociedade moderna infl uenciada pela globalização que impõe o
crescimento contínuo da qualidade dos serviços. O setor de restaurante requer uma
metodologia adequada ao monitoramento constante da qualidade dos serviços,
sendo para isso preciso um conjunto de conhecimento de muitos aspectos, os
quais têm grande infl uência na satisfação do cliente e conseqüentemente, na
qualidade percebida do serviço oferecido pelo estabelecimento. O objetivo geral
do núcleo setorial de restaurantes é unir as micro e pequenas empresas da área,
estimulando assim, um aperfeiçoamento técnico e profi ssional. Através disso,
busca-se melhorar o atendimento ao cliente, a qualidade do produto e aumentar a competitividade das empresas. A implantação do Selo de Qualidade é uma forma
de reconhecer os estabelecimentos que oferecem um serviço de excelência e um
produto de boa qualidade. Além disso, o Selo pode ser considerado como uma
ferramenta gerencial na busca da garantia da qualidade, identifi cando possíveis
lacunas no processo administrativo.

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Publicado

19-05-2008

Como Citar

Gibbert, G. M., Grotto, G., Guesser, J., & Piva, R. S. D. (2008). A implantação de um selo de qualidade em restaurantes e similares de Toledo. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/515

Edição

Seção

Artigos