É o futebol o ópio do povo? Uma abordagem econômica

Autores

  • Cláudio D. Shikida
  • Pery Francisco Assis Shikida

Resumo

Uma afi rmação de senso comum entre economistas e nãoeconomistas,
é a de que o “futebol é o ópio do povo”. Este artigo representa
uma tentativa original de se responder a esta pergunta. Argumenta-se que um
aumento do tamanho do poder arrecadatório do governo pode ocorrer sem reação
correspondente por parte do brasileiro comum, pois o brasileiro substituiria
“reação” ao aumento do governo pela “válvula de escape” representada pelo
futebol. Assim, evidências preliminares da ação predatória do Estado sobre o
número de pagantes em jogos do campeonato “Brasileirão” são captadas pelos
“dias de servidão”, controlando-se por inovações institucionais/tecnológicas, o
nível geral de preços e variações nas regras do campeonato. Encontra-se que,
ceteris paribus, o aumento de 1% nos dias de servidão do brasileiro, gera um
aumento de 1% no número de pagantes aos jogos, em um ano.

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Publicado

19-05-2008

Como Citar

Shikida, C. D., & Shikida, P. F. A. (2008). É o futebol o ópio do povo? Uma abordagem econômica. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/517

Edição

Seção

Artigos