Análise do atendimento e satisfação dos clientes: estudo de caso de uma empresa de insumos agrícolas

Autores

  • Jussara Portaluppi
  • Lígia Maria Heinzmann
  • Odacir Miguel Tagliapietra
  • Salete Polônia Borilli

Resumo

O artigo refere-se a análise do atendimento e satisfação dos clientes
de uma empresa de insumos agrícolas. As bases conceituais estão apresentadas
na parte dois e a metodologia na parte três do artigo. Por meio da aplicação do
instrumento de coleta de dados, que foi o questionário, foi possível constatar
que em relação a análise do atendimento, a empresa busca atender bem seus
clientes, detectando suas necessidades, desejos e hábitos. Tendo em vista como
resultado a reunião de informações, sendo o desafi o reconquistar os clientes
com menor grau de satisfação, por meio de estratégias de recuperação. Diante
dos resultados obtidos, constatou-se que a organização apresenta na sua maioria
respostas positivas, porém, podem ser realizadas melhorias, para isso algumas
sugestões e recomendações foram propostas, que poderão sanar ou reduzir a
relativa insatisfação apresentada em alguns pontos. Existe uma oportunidade
para a empresa fortalecer a sua imagem no mercado, pois por meio dos resultados apresentados, pode corrigir falhas que estejam prejudicando as operações dos
negócios, proporcionando assim uma maior transparência nas negociações com
os clientes. Sendo que mediante as rápidas mudanças, crescente transformações,
avanços na tecnologia e competitividade, é necessário que ao mesmo tempo, a
empresa busque reter todos os seus clientes e procure conquistar novos.

Downloads

Publicado

19-05-2008

Como Citar

Portaluppi, J., Heinzmann, L. M., Tagliapietra, O. M., & Borilli, S. P. (2008). Análise do atendimento e satisfação dos clientes: estudo de caso de uma empresa de insumos agrícolas. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/520

Edição

Seção

Artigos