UTILIZAÇÃO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA OLIVEIRA CALÇADOS

Autores

  • Robson Faria Silva Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Helio de Oliveira

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a margem de contribuição dos produtos fabricados pela Oliveira Calçados. Para isso, utiliza o sistema de custeio direto enquanto subsídio gerencial para planejamento, controle e decisão, enfatizando a margem de contribuição na empresa. Os métodos de pesquisa utilizados foram pesquisa descritiva, com tratamento quantitativo e coleta por meio de documentos. A pesquisa foi realizada em todos os seis produtos fabricados na empresa, durante um período de doze meses. Para analisar os dados foi utilizada a margem de contribuição de cada produto, evidenciando sua contribuição para pagamento dos gastos fixos. Outro método de análise foi a utilização do ponto de equilíbrio seguido de simulação de cenário com base na restrição de capacidade de produção, atribuindo à empresa o melhor lucro dado o mix atual de produtos da empresa, para isso utilizou-se da programação linear, com a ferramenta solver do Excel. Em relação às margens de contribuição, obteve-se, em todos os casos, índices favoráveis à empresa, porém observou-se que produtos com margem de contribuição mais alta são os que possuem menor quantidade vendida. Os cálculos também mostraram que a empresa operou acima do seu ponto de equilíbrio. Com base nas ferramentas utilizadas foi possível identificar o nível de produção para que a empresa opere com seu potencial de lucro máximo.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

Silva, R. F., & Oliveira, H. de. (2016). UTILIZAÇÃO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA OLIVEIRA CALÇADOS. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 15(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/5644

Edição

Seção

Artigos