UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS NO NOROESTE DO PARANÁ

Autores

  • Elizangela Maria Menegassi de Lima Universidade Paranaense - UNIPAR

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo estudar as redes sociais como diferencial competitivo, em cooperativas agroindustriais no noroeste do Paraná. Pretende-se identificar as redes sociais utilizadas no processo de comunicação nessas organizações, analisar a importância das redes sociais e verificar se as cooperativas agroindustriais utilizam as redes sociais como meio de comunicação, informação e marketing. Os dados foram coletados no terceiro trimestre de 2012, por meio de entrevistas e depoimentos obtidos com os diretores das cooperativas e os responsáveis pelo departamento de marketing e, também, pela análise dos sites dessas empresas. Os documentos existentes nas cooperativas, relacionados a este estudo, de períodos anteriores à gestão atual, foram analisados mediante as informações armazenadas nos bancos de dados disponíveis nas referidas organizações. Após os dados coletados, observou-se que as redes sociais estão modificando o relacionamento empresarial e que são ferramentas adequadas de comunicação. Verificou-se que as cooperativas estão inseridas nesse contexto tecnológico, mas ainda existem melhorias a serem implantadas em suas rotinas, a fim de melhor gerenciarem o relacionamento com os clientes, estabelecendo um diálogo contínuo e profícuo. Também, foram apresentadas sugestões de reorganização e de novas formas de comunicação junto às redes sociais.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

Lima, E. M. M. de. (2016). UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS NO NOROESTE DO PARANÁ. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 15(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/5645

Edição

Seção

Artigos