UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS NO NOROESTE DO PARANÁ
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo estudar as redes sociais como diferencial competitivo, em cooperativas agroindustriais no noroeste do Paraná. Pretende-se identificar as redes sociais utilizadas no processo de comunicação nessas organizações, analisar a importância das redes sociais e verificar se as cooperativas agroindustriais utilizam as redes sociais como meio de comunicação, informação e marketing. Os dados foram coletados no terceiro trimestre de 2012, por meio de entrevistas e depoimentos obtidos com os diretores das cooperativas e os responsáveis pelo departamento de marketing e, também, pela análise dos sites dessas empresas. Os documentos existentes nas cooperativas, relacionados a este estudo, de períodos anteriores à gestão atual, foram analisados mediante as informações armazenadas nos bancos de dados disponíveis nas referidas organizações. Após os dados coletados, observou-se que as redes sociais estão modificando o relacionamento empresarial e que são ferramentas adequadas de comunicação. Verificou-se que as cooperativas estão inseridas nesse contexto tecnológico, mas ainda existem melhorias a serem implantadas em suas rotinas, a fim de melhor gerenciarem o relacionamento com os clientes, estabelecendo um diálogo contínuo e profícuo. Também, foram apresentadas sugestões de reorganização e de novas formas de comunicação junto às redes sociais.Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
LIMA, Elizangela Maria Menegassi de. UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS NO NOROESTE DO PARANÁ. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/5645. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos