ANÁLISE DOS INCENTIVOS PÚBLICOS E ASSOCIATIVISTAS AOS PRODUTORES DE LEITE DA APELU – ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E EMPACOTADORES DE LEITE DE UMUARAMA-PR

Autores

  • João Marcos Codato Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Weimar Freire da Rocha Junior
  • Débora da Silva Lobo

Resumo

Este estudo teve o objetivo analisar a oferta de incentivos públicos e associativistas aos produtores de leite pertencentes à Associação dos Produtores e Empacotadores de Leite de Umuarama - APELU, município de Umuarama, estado do Paraná, posteriormente confrontou-se com as preferências dos produtores. Para isso, foram investigados quais incentivos são disponibilizados por ambos os órgãos. Verificou-se as preferências dos produtores quanto os incentivos disponibilizados e comparou-se os resultados encontrados das preferências dos produtores em face aos disponibilizados. Para se atingir os objetivos estabelecidos para este estudo utilizou-se, as pesquisas exploratória e descritiva, a técnica de preferência declarada que, após tratamento estatístico do software LMPC - Logit Multinomial com Probabilidade Condicional, indicou quais foram as preferências mais relevantes na visão dos produtores da APELU, a saber: capacitação de práticas de higiene no campo; investimento em irrigação de pastagens; capacitação para o processo produtivo quanto a agregar valor ao leite; e, investimentos em aquisição de novos equipamentos. Após a identificação das preferências dos produtores contatou-se que ambos os agentes devem buscar um estreitamento nas relações e informações, pois os incentivos ofertados não estão atingindo os objetivos satisfatoriamente, uma vez que, existem divergências de ofertas entre os três agentes aqui estudados.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

Codato, J. M., Junior, W. F. da R., & Lobo, D. da S. (2016). ANÁLISE DOS INCENTIVOS PÚBLICOS E ASSOCIATIVISTAS AOS PRODUTORES DE LEITE DA APELU – ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES E EMPACOTADORES DE LEITE DE UMUARAMA-PR. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 16(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/5652

Edição

Seção

Artigos