ANÁLISE DO MARKETING DIGITAL DA EMPRESA PRODAMA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral analisar o marketing digital da PRODAMA e como objetivos específicos pretendeu-se descrever o processo da comunicação online, acompanhar o monitoramento das ferramentas utilizadas, averiguar o marketing de conteúdo e indagar os resultados do marketing digital. Foi identificado que a empresa vem estruturando a área do marketing digital desde o ano 2012, quando percebeu a importância de marcar presença na internet, por meio de site, blog, mídias e redes sociais, e monitorar frequentemente estas ferramentas para melhor atender seus clientes e o público-alvo. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista não estruturada com o Analista de Redes Sociais, análises documentais dos monitoramentos e retornos dos investimentos das ações digitais e a técnica de observação das atividades do marketing digital. Os resultados deste estudo revelam que atualmente o marketing digital da empresa é realizado por meio do e-mail marketing, mídias e redes sociais, onde são realizadas ações como divulgações de conteúdos e informações sobre as soluções comercializadas, com o objetivo de atrair mais oportunidades de negócios. O marketing digital é uma das melhores formas de acompanhar este cenário da revolução da comunicação instantânea devido à internet, pois proporciona um relacionamento direto e rápido, analisa tendências, acompanha a movimentação do mercado e avalia as necessidades dos clientes e público-alvo, conseguindo gerar uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. A aderência do marketing digital com o marketing tradicional se faz necessário às empresas, uma vez, que o marketing digital está em expansão e por mais que pareça uma realidade das grandes organizações, a presença na internet é fundamental para todos os portes, tendo em vista que cada vez mais os consumidores estão optando pela internet para buscar por empresas que atendam às suas necessidades.