ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DE UNIVERSITÁRIOS DA UNIPAR, UNIDADE DE CASCAVEL, POR MEIO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Resumo
A tecnologia evolui com muita agilidade, impondo novas práticas de negócios entre organizações e seus clientes. A globalização minimiza as distâncias entre os povos, e tudo isso é facilitado pelo crescente número de pessoas conectadas à internet. Portanto, o comércio eletrônico surge como uma nova forma de negócio, em meio à qual, utilizando um dispositivo eletrônico conectado à internet, uma pessoa pode comprar ou vender um produto em qualquer país do mundo. As várias oportunidades do mundo virtual apontam para a necessidade de investigação dos consumidores online, a fim de compreender melhor o seu comportamento de consumo (possivelmente novos hábitos de consumo e atributos de escolha de produtos e de serviços), o que poderá contribuir para que as empresas empreendam ações táticas e estratégicas mais assertivas na captação e na manutenção deste novo perfil de cliente. Neste sentido, este artigo teve por objetivo geral apontar o comportamento dos universitários. Como objetivos específicos, buscou identificar os dispositivos eletrônicos mais utilizados no momento da compra, o perfil socioeconômico dos usuários, os sites mais procurados, a frequência de consumo, as linhas de produtos mais procurados, as vantagens e as desvantagens do comércio eletrônico, entre outros. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado em 346 universitários. Os resultados demonstram a influência de variáveis, como preço, comodidade e segurança, no processo de compra realizado através da internet. O comportamento do consumidor foi a base das análises dos resultados, sendo de extrema importância para a avaliação dos hábitos e dos fatores de influência no processo de aquisição, realizado a partir do comércio eletrônico.