CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT): UM ESTUDO DO GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAL NO NOROESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.25110/receu.v18i2.6265Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar o gerenciamento do relacionamento com o cliente como diferencial competitivo em Cooperativas agroindustrial no Noroeste do Paraná. Através dessa pesquisa pretende-se: descrever e definir o processo de CRM, estudar o CRM na utilização do processo de comunicação nas organizações, analisar a importância do CRM em Cooperativa Agroindustrial no Noroeste do Paraná e verificar se as Cooperativas em estudo utilizam o CRMs como meio de gerenciamento para construir relacionamentos, proporcionando um diferencial competitivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e depoimentos obtidos através dos diretores das Cooperativas e os responsáveis pelo departamento de marketing. As informações foram coletadas no terceiro trimestre de 2013. Os documentos existentes na organização nos períodos anteriores à gestão atual foram analisados através das informações armazenadas no banco de dados disponível na empresa. Compreendeu com este estudo como a tecnologia do CRM pode ser utilizada nas cooperativas agropecuárias para obtenção de vantagem competitiva, utilizando, para tanto, um estudo de caso nas cooperativas: Integrada, C-Vale e Copagril, pertencentes ao noroeste do Paraná.