CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT): UM ESTUDO DO GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAL NO NOROESTE DO PARANÁ

Autores

  • Isabela Romanha de Alcantara UNIPAR - Universidade Paranaense
  • Elizangela Maria Menegassi de Lima UNIPAR - Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v18i2.6265

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar o gerenciamento do relacionamento com o cliente como diferencial competitivo em Cooperativas agroindustrial no Noroeste do Paraná. Através dessa pesquisa pretende-se: descrever e definir o processo de CRM, estudar o CRM na utilização do processo de comunicação nas organizações, analisar a importância do CRM em Cooperativa Agroindustrial no Noroeste do Paraná e verificar se as Cooperativas em estudo utilizam o CRMs como meio de gerenciamento para construir relacionamentos, proporcionando um diferencial competitivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e depoimentos obtidos através dos diretores das Cooperativas e os responsáveis pelo departamento de marketing. As informações foram coletadas no terceiro trimestre de 2013. Os documentos existentes na organização nos períodos anteriores à gestão atual foram analisados através das informações armazenadas no banco de dados disponível na empresa.  Compreendeu com este estudo como a tecnologia do CRM pode ser utilizada nas cooperativas agropecuárias para obtenção de vantagem competitiva, utilizando, para tanto, um estudo de caso nas cooperativas: Integrada, C-Vale e Copagril, pertencentes ao noroeste do Paraná.

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Publicado

30-05-2018

Como Citar

ALCANTARA, Isabela Romanha de; LIMA, Elizangela Maria Menegassi de. CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT): UM ESTUDO DO GERENCIAMENTO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAL NO NOROESTE DO PARANÁ. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.25110/receu.v18i2.6265. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/6265. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos