ENERGIA FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL: UMA ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DE VIABILIDADE

Autores

  • Valdir Serafim Junior Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Álvaro Henrique Sbaraini Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Cristiano Goulart Unipar - Universidade Paranaense
  • Juliane Vanderlinde Hort Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Armin Feiden Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v19i2.6868

Resumo

O presente estudo analisou a viabilidade econômico-financeira da instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, com cálculos de análise financeiros como VPL, TIR, tempo de retorno de investimento (payback), objetivando a possibilidade de redução de custos de uma residência na região da Costa Oeste do Paraná com a análise de perfil de possíveis usuários. Caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de tipologia exploratória, bibliográfica e descritiva, gerando análises qualitativas e quantitativas, utilizando-se de métodos de análise financeira, gerando resultados para a tomada de decisão. Os resultados encontrados revelam que os entrevistados tem perfil de pequenos consumidores e estariam dispostos a investir em um sistema de energia fotovoltaica, quanto a viabilidade do investimento, foi identificado através da análise do payback descontado, que o mesmo terá retorno em 34,92% do tempo de sua vida útil estimada, correspondente a 8,73 anos apresentando uma TIR - Taxa Interna de Retorno de 8%, superior à taxa mínima de atratividade utilizada de 6,99% a.a., correspondente ao rendimento acumulado da poupança no ano de 2017, além também de benefícios ambientais pelo uso de fonte de energia renovável.

Biografia do Autor

Valdir Serafim Junior, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciencias Contábeis pela Unioeste, Pós graduado em Gestão de Negócios e Auditoria pela Univel, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste.

Álvaro Henrique Sbaraini, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Engenheiro Agrônomo, Mestrando no PPGDRS – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Cristiano Goulart, Unipar - Universidade Paranaense

Engenheiro Civil, Mestre em Ciências Ambientais, Professor da Unipar, Doutorando no PPGDRS – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Juliane Vanderlinde Hort, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, Doutoranda no PPGDRS – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Armin Feiden, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Zootecnista, Agrônomo, Mestre em Engenharia Florestal, Doutor em Agronomia, Professor associado da  Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná no PPGDRS – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - Campus de Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Serafim Junior, V., Sbaraini, Álvaro H., Goulart, C., Hort, J. V., & Feiden, A. (2018). ENERGIA FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL: UMA ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DE VIABILIDADE. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 19(2). https://doi.org/10.25110/receu.v19i2.6868

Edição

Seção

Artigos