A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.25110/receu.v20i1.6978Resumo
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como a comunicação pode influenciar a produtividade nas organizações, pesquisando acerca do tema comunicação e produtividade. Para tanto, a metodologia utilizada se caracteriza como estudo de natureza qualitativa e ainda pode ser classificada como exploratória. Os dados foram obtidos por meio do levantamento bibliográfico, com a utilização de livros e artigos. A pesquisa teve como hipóteses: a falha na comunicação influencia na satisfação dos colaboradores, gerando baixa produtividade e desempenho em suas tarefas; e ainda induz ao erro nas atividades a serem desempenhadas. Como conclusão, as hipóteses foram confirmadas, sendo que um processo de comunicação interna falho e a inexistência da cultura do diálogo tornam um ambiente insatisfatório para se trabalhar. Pelas informações serem ineficientes, os colaboradores não desempenham bem suas tarefas, diminuindo a produtividade e a satisfação, o que ameaça o andamento da empresa. Por outro lado, um processo de comunicação estratégico gera integração entre os colaboradores, melhora o fluxo de informações e estimula a obtenção de bons resultados, já que a comunicação está ligada aos propósitos da empresa e à sua força produtiva.