ANÁLISE DE VIABILIDADE EM PROJETOS: COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DETERMINÍSTICOS E PROBABILÍSTICOS

Autores

  • Luciano Maldonado Felipe UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ http://orcid.org/0000-0002-7239-2344
  • Edison Luiz Leismann UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v20i1.7045

Resumo

Organizações e investidores desejam maiores retornos sobre seu capital ou patrimônio, quando investem seus recursos em novos projetos ou negócios em substituição às aplicações mais conservadoras. As habilidades e conhecimentos necessários para análise de viabilidade econômica/financeira de projetos ou negócios, quando somados ao uso de técnicas adequadas, permitem ampliar as taxas de sucesso dos investimentos realizados. Assim, por meio de pesquisa exploratória, descritiva e com uso de aplicação por meio de um estudo de caso (simulação de análise de investimento), este artigo objetiva apresentar os métodos determinísticos e probabilísticos, suas aplicações, vantagens e desvantagens, como formas de cálculo e demonstração dos resultados projetados para os investimentos em análise, com simulação de cenários integrado ao método probabilístico, mediante adoção do método de simulação de Monte Carlo, com uso do software @Risk, um add-in para o Microsoft Excel. Explora ainda, a análise de opções reais e árvore de decisão, como técnicas para ampliar o detalhamento da análise de investimentos a serem realizados em projetos. Ao final, por meio dos resultados e simulações geradas em relação ao estudo de caso pelos métodos determinístico e probabilístico, propicia-se melhor compreensão do resultado final apresentado de cada método, permitindo as organizações e investidores aperfeiçoar suas análises.

Biografia do Autor

Luciano Maldonado Felipe, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Mestrando em Administração pela Unioeste de Cascavel/PR. Possui MBAs em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças, Marketing. Graduado em Administração de Empresas pela Toledo – Presidente Prudente/SP (2000). Atualmente, dirige o Complexo Hospitalar Uopeccan, com sede em Cascavel/PR. Atua como professor de Pós-Graduação no ESPP em Curitiba/PR, em cursos de graduação há 17 anos e realiza assessoria/consultaria para Empresas.

Edison Luiz Leismann, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Doutor em Economia Aplicadada (UFV/2002), com Pós Doutorado em Administração (UFPE/2009). Professor Associado da UNIOESTE, Campus de Cascavel. Professor do PPGA-Programa de Pós Graduação em Administração. Atualmente, dirige o Hospital Universitário de Cascavel/PR.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

Felipe, L. M., & Leismann, E. L. (2019). ANÁLISE DE VIABILIDADE EM PROJETOS: COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DETERMINÍSTICOS E PROBABILÍSTICOS. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 20(1). https://doi.org/10.25110/receu.v20i1.7045

Edição

Seção

Artigos