ANÁLISE DOS PROCESSOS UTILIZADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DE MICROEMPRESAS

Autores

  • Aline Akemi Iamashita Fundação de Apoio à UNESPAR - PR
  • Hercilio Costa Filho UNIPAR - Unidade de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v20i2.7643

Resumo

Uma boa gestão de estoques é importante para reduzir os custos e aumentar os lucros, já que mantê-los na quantidade correta garante o atendimento da demanda e diminui o capital investido. Com base nesta visão e em teorias de autores como Dias (2009), Francischini e Gurgel (2009) e Gonçalves (2004), o objetivo deste trabalho consiste em analisar os processos, ferramentas e ações de administração de materiais utilizadas por microempresas de uma cidade de pequeno porte. O método utilizado configurou-se por meio de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário com vinte e três perguntas de natureza dissertativa a gestores de empresas sobre a maneira como administram seus recursos materiais. A análise foi feita por agrupamento de semelhança de respostas. O objetivo da pesquisa foi atingido, visto ter sido possível observar que as empresas pesquisadas utilizam de forma modesta, mas com alguma eficácia os métodos e ferramentas preconizados como adequados pelas teorias abordadas. No entanto, alguns métodos e ferramentas ainda poderiam ser adotados para gerar maior eficácia da gestão dos recursos materiais destas organizações.

Biografia do Autor

Aline Akemi Iamashita, Fundação de Apoio à UNESPAR - PR

Graduada em administração e especialista com MBA de Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira. Também atua na empresa E. L. Pitta & Cia LTDA como sócia e gerente.

Hercilio Costa Filho, UNIPAR - Unidade de Paranavaí

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2001), mestrado em Mestrado Profissional em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo (2012) e mestrado em Administração Hospitalar - Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (2008). É doutorando em administração pela UEM. Foi coordenador de curso e professor da Universidade Paranaense de 2008 a 2017. Atualmente é professor da UNESPAR - Campus Paranavaí e da UNIPAR - Unidade de Paranavaí. Tem experiência na área da administração nas disciplinas de Marketing, Administração de Patrimônio, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Administração de Materiais e Administração de Recursos Humanos atuando principalmente com os seguintes temas: qualidade de serviços, comportamento do consumidor, clima organizacional, recrutamento, seleção de pessoas e estresse no trabalho. Têm experiência como professor de educação à distancia, orientação de estágio e também projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

05-12-2019

Como Citar

Iamashita, A. A., & Costa Filho, H. (2019). ANÁLISE DOS PROCESSOS UTILIZADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DE MICROEMPRESAS. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/receu.v20i2.7643

Edição

Seção

Artigos