DISPOSITIVOS HÍBRIDOS: FERRAMENTAS OU INTERMEDIÁRIOS NO PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DE MERCADOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i1.7792

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo apresentar uma classificação para a ação do dispositivo na configuração de mercados. Utilizando como plano teórico a perspectiva construtivista de estudos de mercados, buscou-se avançar teoricamente a classificação dos dispositivos que atuam na formatação de mercados. Para desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica analisando a descrição da atuação de diferentes dispositivos apresentadas em estudos científicos. Sugere-se a classificação do dispositivo de acordo com a autonomia que o mesmo tem ao longo da ação de configuração do mercado, sendo que este pode ser considerado como um intermediário ou como uma ferramenta. O dispositivo assume papel do ator intermediário quando o mesmo tem capacidade de agência e domínio da ação, conseguindo dessa forma tomar decisões e modelar o mercado sem um filtro de um ator humano. Já o dispositivo como ferramenta tem sua capacidade limitada pela ação de um ator humano, que interpreta os seus resultados e assim age de forma a modelar o mercado.

Biografia do Autor

Daniela Caldas Acosta, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/UEM

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1997) e mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É doutoranda em Administração, na linha de pesquisa de Marketing e Cadeias Produtivas pela Universidade Estadual de Maringá(UEM). Atualmente é coordenadora de curso de Administração e docente da FAINSEP - FACULDADE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.


Marcela Bortotti Favero, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/UEM

Doutoranda em Administração (UEM), Mestre em Ciências em Têxtil e Moda (USP, 2014), Pós-graduação em Marketing e Vendas (2012, UEM), Graduada em Administração (UEM, 2011) e em Moda (UNICESUMAR, 2009).

Fernanda Guarniere, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/UEM

Doutoranda em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPA-UEM

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

ACOSTA, Daniela Caldas; FAVERO, Marcela Bortotti; GUARNIERE, Fernanda. DISPOSITIVOS HÍBRIDOS: FERRAMENTAS OU INTERMEDIÁRIOS NO PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DE MERCADOS?. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 1, 2020. DOI: 10.25110/receu.v21i1.7792. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/7792. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos