PERFIL PROFISSIONAL DO PERITO CONTÁBIL TRABALHISTA DO ESTADO DO PARANÁ.

Autores

  • Linda Rose Gimenez Mola Mathias Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Valdir Serafim Jr Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu http://orcid.org/0000-0002-7494-8131
  • Gislaine Siebre Cezar Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.7882

Resumo

O estudo objetiva identificar o perfil profissional dos peritos contadores que atuam na área trabalhista do Estado do Paraná cadastrados no TRT-Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região. A pesquisa se enquadra com tipologia bibliográfica e descritiva, conduzida sob raciocínio dedutivo, a abordagem foi instrumentada pelo método survey na elaboração do questionário, sendo apresentado questões fechadas e abertas propiciando subtrair dados mais subjetivos. O questionário foi enviado por e-mail e a análise dos dados se deu por meio da técnica de estatística descritiva. Constatou que neste ambiente o gênero é predominantemente masculino, maioria são casados, maior parte está na faixa etária entre 41 a 50 anos e as mulheres na faixa etária de 31 a 40 anos. Possuem tempo de experiência contábil, visto que a maioria possuem mais de 10 anos de formação e atuam como perito a mais de 5 anos. Os mais jovens não possuem outra formação acadêmica entretanto procuraram qualificar-se através de cursos de pós-graduação a nível de especialização, os que indicaram possuir segunda formação foram os mais maduros. À grande maioria são profissionais liberais e proprietários de empresas, demonstrando que além da perícia atuam em outras atividades para complementação de renda, destaque para a perícia comercial como área de atuação e possuem renda concentrada entre 5 a 15 salários mínimos mensais. Como limitação do estudo a baixa aderência dos profissionais em responder o questionário, porém se pode considerar como parâmetro para a compreensão do perfil atual do perito contábil que atuam na área trabalhista do Paraná.

Biografia do Autor

Linda Rose Gimenez Mola Mathias, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis, acadêmica da Pós-Graduação lato sensu Auditoria e Perícia Contábil, Tributária e Trabalhista pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu.

Valdir Serafim Jr, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciencias Contábeis pela Unioeste, Pós graduado em Gestão de Negócios e Auditoria pela Univel, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste.

Gislaine Siebre Cezar, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis, acadêmica da Pós-Graduação lato sensu Auditoria e Perícia Contábil, Tributária e Trabalhista pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

Mathias, L. R. G. M., Serafim Jr, V., & Cezar, G. S. (2020). PERFIL PROFISSIONAL DO PERITO CONTÁBIL TRABALHISTA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.7882

Edição

Seção

Artigos