FATORES CONTINGENCIAIS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E SEU IMPACTO NA COMPETIÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE DOIS CASOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL

Autores

  • Jéssica Karine de Oliveira Gomes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ketlyn da Silva Pasquali UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dione Olesczuk Soutes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i1.7975

Resumo

O estudo teve por objetivo identificar de que maneira os fatores contingenciais estão sendo identificados na utilização dos sistemas de informação gerencial em postos de combustível. A metodologia enquadra-se como explicativa a partir de uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos classifica-se como um estudo de caso comparativo, tendo como base um posto bandeirado e outro posto bandeira branca, ambos localizados em um município do oeste paranaense. Constatou-se que, no fator estratégia, o posto bandeira branca possui uma visão estratégica voltada a aprimorar os serviços e produtos já oferecidos, além de buscar crescimento constante e conquista de espaço; já no posto bandeirado, constatou-se de forma nítida a existência de uma postura estratégica mais conservadora. Quanto ao fator tecnologia, constatou-se que, mesmo o posto bandeirado possuindo respaldo da sua bandeira de escolha, não utiliza todos os pontos de controle do sistema, posição diferente do posto bandeira branca, que se utiliza de todas as ferramentas oferecidas, buscando até mesmo ampliar as ferramentas já existentes.

Biografia do Autor

Jéssica Karine de Oliveira Gomes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Contabilidade na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon

Ketlyn da Silva Pasquali, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Contabilidade na UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná 
Representante comercial

Dione Olesczuk Soutes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Contabilidade e Controladoria na USP - Universidade de São Paulo
Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

GOMES, Jéssica Karine de Oliveira; PASQUALI, Ketlyn da Silva; SOUTES, Dione Olesczuk. FATORES CONTINGENCIAIS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E SEU IMPACTO NA COMPETIÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE DOIS CASOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 1, 2020. DOI: 10.25110/receu.v21i1.7975. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/7975. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos