FATORES CONTINGENCIAIS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E SEU IMPACTO NA COMPETIÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE DOIS CASOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.25110/receu.v21i1.7975Resumo
O estudo teve por objetivo identificar de que maneira os fatores contingenciais estão sendo identificados na utilização dos sistemas de informação gerencial em postos de combustível. A metodologia enquadra-se como explicativa a partir de uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos classifica-se como um estudo de caso comparativo, tendo como base um posto bandeirado e outro posto bandeira branca, ambos localizados em um município do oeste paranaense. Constatou-se que, no fator estratégia, o posto bandeira branca possui uma visão estratégica voltada a aprimorar os serviços e produtos já oferecidos, além de buscar crescimento constante e conquista de espaço; já no posto bandeirado, constatou-se de forma nítida a existência de uma postura estratégica mais conservadora. Quanto ao fator tecnologia, constatou-se que, mesmo o posto bandeirado possuindo respaldo da sua bandeira de escolha, não utiliza todos os pontos de controle do sistema, posição diferente do posto bandeira branca, que se utiliza de todas as ferramentas oferecidas, buscando até mesmo ampliar as ferramentas já existentes.