PERCEPÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÉTICOS ORGANIZACIONAIS EM UMA COOPERATIVA DE TRANSPORTES DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8033

Resumo

Organizações que atuam com base nos princípios do cooperativismo, como equidade, igualdade e honestidade, são desafiadas a divulgar seus valores e princípios a todos os envolvidos, e estes devem apresentar um comportamento baseado na ética e na moral. O objetivo desse estudo é investigar a percepção dos empregados de uma Cooperativa de Transporte localizada no Estado do Paraná quanto a existência de comportamentos éticos organizacionais. O instrumento de coleta dados foi um questionário composto por 20 questões denominado Escala de Percepção de Comportamento Éticos Organizacionais (EPCEO). Dentre os principais resultados tem-se que os empregados percebem a existência de comportamentos éticos tanto em relação às políticas, regras e normas claras de gestão, quanto para com seus clientes, pois os fatores apresentaram médias fatoriais de 3,11 e 3,48, respectivamente. O resultado totalmente positivo em relação ao fator Orientação para o cliente, mostra que a organização tem cumprido seu papel como cooperativa e vem atingindo o seu objetivo de trabalhar em prol das pessoas.

Biografia do Autor

Andressa Carla Palavecini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduada em Administração e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora de Adminitração na Unioeste campus de Francisco Beltrão- PR

Flavia Regina Miecoanski, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Administração - Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Administração e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

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Publicado

03-12-2020

Como Citar

Palavecini, A. C., & Miecoanski, F. R. (2020). PERCEPÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÉTICOS ORGANIZACIONAIS EM UMA COOPERATIVA DE TRANSPORTES DO ESTADO DO PARANÁ. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8033

Edição

Seção

Artigos