PERCEPÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÉTICOS ORGANIZACIONAIS EM UMA COOPERATIVA DE TRANSPORTES DO ESTADO DO PARANÁ

Andressa Carla Palavecini, Flavia Regina Miecoanski

Resumo


Organizações que atuam com base nos princípios do cooperativismo, como equidade, igualdade e honestidade, são desafiadas a divulgar seus valores e princípios a todos os envolvidos, e estes devem apresentar um comportamento baseado na ética e na moral. O objetivo desse estudo é investigar a percepção dos empregados de uma Cooperativa de Transporte localizada no Estado do Paraná quanto a existência de comportamentos éticos organizacionais. O instrumento de coleta dados foi um questionário composto por 20 questões denominado Escala de Percepção de Comportamento Éticos Organizacionais (EPCEO). Dentre os principais resultados tem-se que os empregados percebem a existência de comportamentos éticos tanto em relação às políticas, regras e normas claras de gestão, quanto para com seus clientes, pois os fatores apresentaram médias fatoriais de 3,11 e 3,48, respectivamente. O resultado totalmente positivo em relação ao fator Orientação para o cliente, mostra que a organização tem cumprido seu papel como cooperativa e vem atingindo o seu objetivo de trabalhar em prol das pessoas.


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DOI: https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8033