FORMATOS DA PUBLICIDADE EM TRÂNSITO: UMA ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DE LINGUAGENS NOS CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8127

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como a linguagem da publicidade tem se reestruturado com o desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação. A convergência das mídias vem proporcionando novas maneiras de se construir mensagens. Verificamos que a internet, como linguagem, produz uma ampliação do tempo, uma interatividade mais ativa e um fluxo de novos formatos. A forma, discutida a partir do conceito de materialidade, se molda e alia-se à produção de sentido. Estas novas configurações permitem que a publicidade dialogue e, certas vezes, se aproprie de formatos já consolidados em outras mídias. Este estudo analisa dois audiovisuais publicitários digitais que se moldam a partir das linguagens do documentário e do videoclipe.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliva

Doutor em Comunicação e Linguagens, docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense -UNIPAR.

Thiago Garcia Martins, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) - Universidade Paranaense (UNIPAR)

Doutorando em Comunicação e Linguagens (UTP). Professor Adjunto na Universidade Paranaense - UNIPAR

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Publicado

03-12-2020

Como Citar

OLIVA, Rodrigo; MARTINS, Thiago Garcia. FORMATOS DA PUBLICIDADE EM TRÂNSITO: UMA ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DE LINGUAGENS NOS CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 21, n. 2, 2020. DOI: 10.25110/receu.v21i2.8127. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/8127. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos