PROJETO LIXO QUE VALE: RECICLAR COM SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8149

Resumo

O presente artigo visa analisar o Projeto Lixo que Vale: reciclar com sustentabilidade, praticado pela prefeitura de Umuarama-PR. Como o projeto aborda o tripé da sustentabilidade, ambiental, econômica e social, procurou-se analisar como eles implicam na sustentabilidade dos participantes e do projeto em si. A constante preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade tem levado a humanidade a questionar sobre o futuro dessa e das próximas gerações. A preocupação com a destinação dos resíduos sólidos e dos rejeitos das atividades humanas já existe há algum tempo, a coleta seletiva é caracterizada pelo recolhimento de materiais presentes no lixo, passível de serem reciclados, separados dos rejeitos e resíduos orgânicos.  Podemos destacar uma importante vantagem na coleta seletiva é a inclusão social e econômica de integrantes de cooperativas de catadores de lixo, e demais seguimentos, a exemplo dos existentes em Umuarama-PR., sendo que eles utilizam o lixo como meio de sobrevivência, organizando-se em cooperativas, buscando a ampliação da oportunidade de obter uma melhor qualidade de vida, tanto no quesito financeiro, quanto como cidadão incluso na sociedade.  Desta forma, diante da situação ambiental e da qualidade de vida presente numa área significativamente importante para toda a população da cidade de Umuarama-PR., exigindo políticas públicas com o objetivo de garantir a qualidade de vida para toda população, buscou-se analisar as ações do Projeto Lixo que Vale observando se o slogan do projeto é praticidade: Reciclar com Sustentabilidade.

Biografia do Autor

Willer Carlos Oliveira, UNIPAR - Universidade Paranaense

Graduação em História (2009), Ciências Contábeis (2013) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Administração (Em andamento) pela Cesumar . É especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010); Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais pela UTFPR (2012); Educação a Distância pela UNOPAR (2015);  Consultoria Empresarial pela UNIPAR (2017) e Auditoria e Perícia Contábil pela Faveni (2020). Mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável Unioeste (2020). 

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

Oliveira, W. C. (2020). PROJETO LIXO QUE VALE: RECICLAR COM SUSTENTABILIDADE. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8149

Edição

Seção

Artigos