A AMOSTRAGEM EM SNOWBALL (BOLA DE NEVE) EM UMA PESQUISA QUALITATIVA NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Beatriz Rodrigues Silva Bockorni Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Almiralva Ferraz Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v22i1.8346

Resumo

A amostra em bola de neve, ou snowball, é uma técnica de amostragem que se utiliza de redes de referência, por isso, torna-se apropriada para pesquisas com grupos de difícil acesso ou até mesmo quando se trata de temas mais privados. O presente artigo objetivou discutir a adoção e o uso da amostragem em snowball em uma pesquisa qualitativa da área de Administração, discutindo suas limitações e vantagens. Para tal, foram utilizadas como referências Albuquerque (2009), Biernacki e Waldorf (1981), Baldin e Munhoz (2011). O estudo, portanto, conclui que a amostra em bola de neve é vantajosa, ao ser útil para pesquisas de cunho qualitativo. No entanto, deve-se compreender que este tipo de amostragem não se sustenta por si só, pois deve ser aliado a outros tipos, ademais, depende da execução adequada das demais fases da pesquisa.

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Silva Bockorni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Almiralva Ferraz Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade  Estadual do Sudoeste da Bahia. Área: Administração

Downloads

Publicado

22-06-2021

Como Citar

BOCKORNI, Beatriz Rodrigues Silva; GOMES, Almiralva Ferraz. A AMOSTRAGEM EM SNOWBALL (BOLA DE NEVE) EM UMA PESQUISA QUALITATIVA NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2021. DOI: 10.25110/receu.v22i1.8346. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/8346. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos