PROJEÇÕES DE RESULTADOS ECONÔMICOS PARA UMA EMPRESA DO SETOR DE FRANQUIAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS

Autores

  • Lucas Gamalel Cordeiro Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Edison Luiz Leismann Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v22i1.8419

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo realizar a análise de resultados econômicos no setor de franquias de escolas de idiomas. Dificuldades em avaliar a rentabilidade e o risco de um investimento tem se mostrado cada vez mais comuns entre investidores. A falta de planejamento do investimento e a falta de preparo e capacitação dos investidores constituem-se como principais causas de problemas que provocam a morte de empresas antes do segundo ano de empreendimento. Como metodologia de execução do trabalho, foram levantados os dados, a partir de pesquisa documental, do fluxo de caixa médio de unidades franqueadas em funcionamento, fornecidas por uma rede de escolas de idiomas. Os dados foram lançados na planilha base, juntamente com uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) definida pelo investidor, onde foram realizadas as projeções econômicas. Como resultados elaboraram-se cinco diferentes simulações de cenários de viabilidade econômica do investimento os quais variaram entre o mais pessimista e o mais otimista.  Estas projeções de resultados econômicos contribuem para que outros investidores possam, a partir deste modelo, realizar suas próprias análises, minimizando os riscos envolvidos em suas atividades empreendedoras. E com relação ao investimento estudado, constatou-se a viabilidade, sugerindo-se o seu aceite.

Downloads

Publicado

22-06-2021

Como Citar

CORDEIRO, Lucas Gamalel; LEISMANN, Edison Luiz; WALTER, Silvana Anita. PROJEÇÕES DE RESULTADOS ECONÔMICOS PARA UMA EMPRESA DO SETOR DE FRANQUIAS DE ESCOLAS DE IDIOMAS. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2021. DOI: 10.25110/receu.v22i1.8419. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/8419. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos