BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA: UM ESTUDO DE UMA LOJA QUE CONTA A HISTÓRIA DE DUAS IRMÃS
DOI:
https://doi.org/10.25110/receu.v22i2.8536Resumo
Este artigo analisa as postagens de uma empresa do ramo varejista de moda feminina na rede social Instagram com intuito de identificar o modo como a empresa busca se comunicar com os clientes. Verificar o posicionamento de marca desenvolvido pela empresa Mundo das Gêmeas – empresa de vestuário feminino com filial em Cascavel e Foz do Iguaçu. Constitui-se um estudo qualitativo e exploratório, as quais foram analisadas inicialmente vinte postagens da empresa em redes sociais, realizando agrupamento das palavras por meio da nuvem de palavras e, posteriormente, analisando-as conforme proposto por Oliveira (2002) a qual observa que branding define a fidelidade do cliente com as marcas. Em seguida, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010) a qual 50 postagens foram analisadas e, a partir delas, definidas quatro categorias de análise: a) Rotina no trabalho; b) Rotina pessoal e família; c) Produtos; d) Promoção. Como resultado identifica-se que a empresa não assume postura agressiva de vendas do produto na rede social. O posicionamento assumido pela loja é de preocupação com a oferta de conteúdo, tanto relacionado ao produto comercializado quanto relacionado à vida tanto pessoal como profissional das irmãs, o que contribui para a identificação e interação com os seguidores.Downloads
Publicado
17-12-2021
Como Citar
NEIS, Cláudia Maria; LUCION, Eric Vinicius; SERAMIM, Ronaldo José; ENDO, Gustavo Yuho. BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA: UM ESTUDO DE UMA LOJA QUE CONTA A HISTÓRIA DE DUAS IRMÃS. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 2, 2021. DOI: 10.25110/receu.v22i2.8536. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/empresarial/article/view/8536. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos