A Crise no Ensino Jurídico Brasileiro

Autores

  • Juliana Fioreze

Resumo

O presente artigo tem por escopo focalizar a crise no ensino jurídico brasileiro vivida a partir do modelo tradicional, bem como, as causas e entraves principais desta crise. Será apresentado um breve diagnóstico da prática docente predominante nos cursos jurídicos, evidenciando, além dos elementos estruturais que condicionam este exercício, os processos e ritos que permeiam o aludido espaço didático-pedagógico. Demonstrar-se-á, também, o perfil dos docentes e discentes dos cursos jurídicos brasileiros, bem como, dos egressos. Por fim, tentar-se-á investigar o mercado de trabalho face ao quadro de popularização dos cursos jurídicos, com especial ênfase aos altos índices de reprovação dos bacharéis nos Exames da Ordem e demais concursos públicos forenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FIOREZE, Juliana. A Crise no Ensino Jurídico Brasileiro. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, [S. l.], v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/1343. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos