A CULTURA DO LÍTIGIO E A ADEQUAÇÃO DOS MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS PARA A BUSCA DA PACIFICAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Ligia Cristina Pereira Schwab UNIGRAN
  • Gilberto Ferreira Marchetti Filho

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v23i1.2020.8255

Resumo

O cenário atual do Brasil é caracterizado por uma cultura excessivamente litigiosa, onde se é passado para o Estado a responsabilidade de resolver os conflitos da sociedade. Em resposta a essa cultura, nos deparamos com uma crise estatal, caracterizada pelo Poder Judiciário abarrotado de demanda, no entanto o poder estatal não tem sido suficiente para sanar tais problemas, ou seja, tem sido ineficaz na busca da pacificação social, ante a isso se faz necessário adequar os meios de solução de conflito, bem como uma mudança de paradigma social, tanto da sociedade, quanto dos operadores do direito em especial, para que haja a aceitação do novo modelo trazido pelo Código de Processo Civil de 2015, e assim promover aos jurisdicionados um acesso à justiça efetivo, justo, eficiente e adequado, bem como, promover a efetiva pacificação social.

Biografia do Autor

Ligia Cristina Pereira Schwab, UNIGRAN

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN.

Gilberto Ferreira Marchetti Filho

Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Mestre em Processo Civil e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Assessor Jurídico do TJMS. Professor de Direito Civil no Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Schwab, L. C. P., & Marchetti Filho, G. F. (2020). A CULTURA DO LÍTIGIO E A ADEQUAÇÃO DOS MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS PARA A BUSCA DA PACIFICAÇÃO SOCIAL. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 23(1). https://doi.org/10.25110/rcjs.v23i1.2020.8255

Edição

Seção

Artigos