LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE

Autores

  • Ana Paula Lucas Caetano Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ)
  • Flávia Faissal de Souza Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ana Carolina Barboza Brandão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Joviana Quintes Avanci Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015

Palavras-chave:

Trabalhador Docente, Saúde Docente, Educação na Pandemia, COVID-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.

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Publicado

10-08-2023

Como Citar

CAETANO, Ana Paula Lucas; DE SOUZA , Flávia Faissal; BRANDÃO , Ana Carolina Barboza; AVANCI , Joviana Quintes. LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4351–4383, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos