LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE

Autores

  • Ana Paula Lucas Caetano Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ)
  • Flávia Faissal de Souza Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ana Carolina Barboza Brandão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Joviana Quintes Avanci Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015

Palavras-chave:

Trabalhador Docente, Saúde Docente, Educação na Pandemia, COVID-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 alterou a atuação dos profissionais da educação para o ensino remoto devido à emergência sanitária de saúde pública global. Esse novo formato de trabalho trouxe consequências e desafios para a educação mundial, e deixou legado a ser incorporado na prática educacional. Este estudo teve como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional abordou o trabalho docente no período da pandemia de COVID-19, bem como a saúde desses profissionais e as lições aprendidas a partir desse contexto. Realizou-se uma revisão de escopo com abrangência nacional e internacional, no período que compreende os anos de 2020 a 2021. Foram analisados 36 estudos e identificados três temáticas principais: (1) atuação docente e estratégias pedagógicas, (2) impactos na saúde física e mental de docentes e (3) lições educacionais aprendidas. Constatou-se que a experiência do trabalho remoto emergencial, sem diretriz política específica e planejamento para desenvolvimento desta nova forma de desenvolvimento do trabalho docente foi complexa e imprevisível em todos os países componentes do estudo. Nos demais países pesquisados, os dados expressam um resultado semelhante ao brasileiro, com dificuldades no acesso e permanência à internet pelos estudantes e professores, além da ausência de equipamentos apropriados para ministrar/assistir as aulas remotas.

Referências

ABDULRAHMAN Essa A. L. et al. Distance education as a response to pandemics: Coronavirus and Arab culture. Technology in Society. Arábia Saudita, v. 63, 2020, 101317, ISSN 0160-791X. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101317. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160791X20303006. Acesso em: 12 ago. 2022.

ABIOUI, Mohammed. et al. Covid-19 and education in Morocco as a potential model of concern for North Africa: a short commentary. International Journal of Ethics Education. Marrocos, v. 5, p. 145–150, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s40889-020-00100-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40889-020-00100-4#citeas. Acesso em: 12 ago. 2022.

BARDIN, Laurence. Organização da análise. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011, 70: 229.

BIGRAS, Nathalie. et al. Early Childhood Educators’ Perceptions of Their Emotional State, Relationships with Parents, Challenges, and Opportunities During the Early Stage of the Pandemic. Early Childhood Education Journal. Canadá, v.49, p. 775–787, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-021-01224-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10643-021-01224-y#citeas. Acesso em: 12 ago. 2022.

BITTENCOURT, Marcio S. et al. COVID-19 e a reabertura das escolas: uma revisão sistemática dos riscos de saúde e uma análise dos custos educacionais e econômicos. BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2021. Disponível em: https://publications.iadb.org/publications/portuguese/document/COVID-19-e-a-reabertura-das-escolas-uma-revisao-sistematica-dos-riscos-de-saude-e-uma-analise-dos-custos-educacionais-e-economicos..pdf Acesso em: 05 jul. 2022.

BORIM, Maria Luiza Costa, et al. Percepção dos docentes sobre as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2023, 27.4: 2027-2044. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738/4669. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 out. 2022.

CABRERA-HERNÁNDEZ, Francisco; PADILLA-ROMO, María. Hidden violence: How COVID-19 school closures reduced the reporting of child maltreatment. Latin American Economic Review. México, v. 29, n. 1, p. 1-17, 2020, ISSN 21983526. DOI: https://doi.org/10.47872/laer-2020-29-4s. Disponível em: https://ojs.latinaer.org/laer/article/view/6. Acesso em: 12 ago. 2022.

CASTEL, Roberto. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução de Iraci D. Poleti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CATANANTE, Flávia; DE SOUZA DANTAS, Iranéia Loiola; DE CAMPOS, Rogério Cláudio. Aulas on-line durante a pandemia: condições de acesso asseguram a participação do aluno?. Revista Científica Educação, 2020, 4.8: 977-988. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar_url?url=https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/download/36/37&hl=pt-PT&sa=T&oi=gsb-ggp&ct=res&cd=0&d=12736070474314581440&ei=G_eIZO_eFMPFmAGMo47oDQ&scisig=AGlGAw-xPhcgkrwRox0C3x4YW9Un Acesso em: 01 mai. 2023.

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC); FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/pesquisa-cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil. Acesso em: 29 ago. 2022.

CHAMAK, Brigitte. Experiences of families of autistic children during a period of lockdown: Exploratory study. Neuropsychiatrie de L'enfance et de L'adolescence. França, v. 69(5), p. 235-240, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neurenf.2021.05.003. PMID: 34092836; PMCID: PMC8170682. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/34092836. Acesso em: 12 ago. 2022.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE (CEPAL); ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). La pandemia por la COVID-19 podría incrementar el trabajo infantil en América Latina y el Caribe. Nota Técnica N° 1. 2020. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/handle/11362/45679 Acesso em: 13 jul. 2022.

CORDEIRO, Luciana; SOARES, Cassia B. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. Boletim do Instituto de Saúde - BIS, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 37-43, 2019. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/10/1021863/bis-v20n2-sintese-de-evidencias-qualitativas-37-43.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/40014/1/ARTIGO_EnsinoRemotoBrasil.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2022

DANTAS, Jéferson Silveira. A ofensiva das frações de classe bolsonaristas no desmonte da educação básica pública. Além dos Muros da Universidade, 2022, 7.2: 31-39. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/5345. Acesso em: 12 mai. 2023.

DE FARIAS, Ricardo C.; DA SILVA, Denise. M. P. Ensino remoto de emergência: virtualização da vida e precário trabalho de ensino. Geografares. Brasil, v. 1, n. 32, p. 240-262, 2021. DOI: https://doi.org/10.47456/geo.v1i32.35529. Disponível em: https://journals.openedition.org/geografares/1838?lang=en. Acesso em: 12 ago. 2022.

DEARMOND, Michael; CHU, Lisa; GUNDAPANENI, Padma. How Are School Districts Addressing Student Social-Emotional Needs during the Pandemic?. Center on Reinventing Public Education. EUA, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=How+Are+School+Districts+Addressing+Student+Social-Emotional+Needs+during+the+Pandemic%3f&id=ED610612. Acesso em: 12 ago. 2022.

DIAS, Sofia B. et al. DeepLMS: a deep learning predictive model for supporting online learning in the Covid-19 era. Scientific reports. Portugal, v. 10, n. 1, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-020-76740-9. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-020-76740-9 Acesso em: 12 ago. 2022.

DUVILLIER, Laurent; RECA, Alfonso F. COVID-19: More than 95 per cent of children are out of school in Latin America and the Caribbean. UNICEF, Panamá, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/press-releases/covid-19-more-95-cent-children-are-out-school-latin-america-and-caribbean. Acesso em 06 jun. 2022.

ESTRADA-MUÑOZ, Carla. et al. Technostress of Chilean Teachers in the Context of the COVID-19 Pandemic and Teleworking. International journal of environmental research and public health. Chile, v.18, n.10, p.5458, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18105458. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/10/5458. Acesso em: 12 ago. 2022.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). ENCOVID19 Infancia - Encuesta de seguimiento de los efectos de la COVID-19 en hogares con niñas, niños y adolescentes. México, 2020. Disponível em: https://www. unicef.org/mexico/informes/encuesta-encovid19infancia. Acesso em: 08 ago. 2022.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). UNICEF alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19. Brasil, 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir-acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis. Acesso em: 08 ago. 2022.

GOMES, Candido A. et al. Education during and after the pandemics. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Portugal, v. 29, n. 112, pp. 574-594, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903296. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/qKJf3GyW4GFf7dVBRvBhXys/?lang=en. ISSN 1809-4465. Acesso em: 12 ago. 2022.

GUARINO, Jody. et al. Learning Together When You're Apart: Partnership Explores New Ways to Collaborate on Instruction. The Learning Professional. EUA, v. 41, n. 3, p. 42-45, 2020. Disponível em: https://learningforward.org/wp-content/uploads/2020/06/learning-together-when-youre-apart-1.pdf. ISSN 0276-928X. Acesso em: 12 ago. 2022.

HACIMUSTAFAOĞLU, Mustafa. COVID-19 and re-opening of schools: Opinions with scientific evidence. Turkish Archives of Pediatrics/Türk Pediatri Arşivi. Turquia, v. 55, n. 4, p. 337, 2020. DOI: https://doi.org/10.14744/TurkPediatriArs.2020.90018. PMCID: PMC7750348; PMID: 33414650. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7750348/. Acesso em: 12 ago. 2022.

HAWKES, Elijah. School safety starts in the classroom. International journal of applied psychoanalytic studies. EUA, v. 18, n. 3, p. 285-293, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/aps.1721. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/aps.1721. Acesso em: 12 ago. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Ministério da Educação. Censo escolar 2021, Brasília, 2022a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf . Acesso em 02 ago. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 07 out. 2022.

KAYAALP, Fatih; NAMLI, Zeynep B.; MERAL, Elif. Current global issues from the perspective of preservice teachers: How are they illustrated in cartoons?. Pegem Journal of Education and Instruction. Turquia, v.11, n.3, p.1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.14527/pegegog.11.4.001. Disponível em: https://mail.pegegog.net/index.php/pegegog/article/view/1281. Acesso em: 12 ago. 2022.

KHLAIF, Zuheir N. et al. The Covid-19 epidemic: teachers’ responses to school closure in developing countries. Technology, Pedagogy and Education, Afeganistão, Líbia e Palestina, v. 30, n. 1, p. 95-109, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1475939X.2020.1851752. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1475939X.2020.1851752. Acesso em: 12 ago. 2022.

KRUSZEWSKA, Aleksandra; NAZARUK, Stanislawa; SZEWCZYK, Karolina. Polish teachers of early education in the face of distance learning during the COVID-19 pandemic–the difficulties experienced and suggestions for the future. Education 3-13, Polônia, v. 50, n. 3, p. 304-315, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/03004279.2020.1849346. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03004279.2020.1849346. Acesso em: 12 ago. 2022.

LIZANA, Pablo A. et al. Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International Journal of Environmental Research and Public Health, Chile, v. 18, n. 7, p. 3764, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18073764. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/7/3764. Acesso em: 12 ago. 2022.

LIZANA, Pablo A.; VEGA-FERNADEZ, Gustavo V. Teacher teleworking during the covid-19 pandemic: Association between work hours, work–family balance and quality of life. International journal of environmental research and public health, Chile, v. 18, n. 14, p. 7566, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18147566. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/14/7566. Acesso em: 12 ago. 2022.

LOSCALZO, Yura. The Impact of Workaholism and Work Engagement on Distant Learning and Work-Family Conflict During the COVID-19 Lockdown. Amfiteatru Economic, Itália, v. 23, n. 58, p. 752-769, 2021. DOI: https://doi.org/10.24818/EA/2021/58/752. Disponível em: https://www.amfiteatrueconomic.ro/temp/Article_3033.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

MAHMOOD, Faisal. et al. Teachers’ teleworking job satisfaction during the COVID-19 pandemic in Europe. Current Psychology, União Europeia, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-021-02355-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12144-021-02355-6. Acesso em: 12 ago. 2022.

MANZANO-SANCHEZ, David M.; VALENZUELA, Alfonso. V.; HORTIGUËLA-ALCALÁ, David Educational System and action in the face of the COVID-19 pandemic: Opinion and prospects for improvement according to teachers. Revista Española de Educación Comparada, Espanha, n. 38, p. 112-128, 2021. DOI: https://doi.org/10.5944/reec.38.2021.28771. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/28771. Acesso em: 12 ago. 2022.

MARI, Emanuela. et al. Teaching during the pandemic: A comparison in psychological wellbeing among smart working professions. Sustainability, Itália, v. 13, n. 9, p. 4850, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su13094850. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/9/4850. Acesso em: 12 ago. 2022.

MARTINS, Maria D. C. C. Práticas pedagógicas com o plano ceibal para a inclusão escolar: estudo de caso em escolas do Uruguai. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2013.

MEDINA-GUILLEN, Leonardo F. et al. Workload in a group of Latin American teachers during the COVID-19 pandemic. Uniciencia, América Latina, v. 35, n. 2, p. 223-236, 2021. DOI: https://doi.org/10.15359/ru.35-2.15. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/uniciencia/article/view/14790. Acesso em: 12 ago. 2022.

NEUFELD, Maddie. Dreaming in crisis. Prospects, EUA, v. 51, p. 175–184, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09522-w. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09522-w. Acesso em: 12 ago. 2022.

OLIVEIRA, Dalila A.; JUNIOR, Edmilson A. P. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 719–734, 2021. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212. Acesso em: 07 out. 2022.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Maria Fraga; DUARTE, Adriana Maria Cancella. Trabalho docente em tempos de pandemia. Relatório Técnico. Belo Horizonte, 2021, 01-24. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2021/09/TRABALHO-DOCENTE-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA-3108-compactado.pdf Acesso em: 02 mai. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (OMS). O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. Brasil, 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/85787-oms-o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-das-pessoas-ja-e-extremamente-preocupante. Acesso em: 16 ago. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela–ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das. Acesso em: 13 jun. 2022.

ORTIZ, Elena A. et al. Education in times of coronavirus: Latin America and the Caribbeans's education systems in the face of COVID-19. Inter-American Development Bank, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18235/0002337. Disponível em: https://publications.iadb.org/en/education-times-coronavirus-latin-america-and-caribbeans-education-systems-face-covid-19. Acesso em: 07 out. 2022.

PALMA-VASQUEZ, Claudia; CARRASCO, Diego; HERNANDO-RODRIGUEZ, Julio. C. Mental health of teachers who have teleworked due to COVID-19. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, Chile, v. 11, n. 2, p. 515-528, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ejihpe11020037. Disponível em: https://www.mdpi.com/2254-9625/11/2/37. Acesso em: 12 ago. 2022.

PETERS, M.D.J. GODFREY, C. MCINERNEY, P. SOARES, B. C. KHALIL, H., PARKER, D. Chapter 11: Scoping Reviews. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. The Joanna Briggs Institute, 2017. Disponível em: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/ Acesso em 22 de out. de 2022.

PINHO, Paloma de S. et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, Brasil, v. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00325. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/fWjNP9QqhbGQ3GH3L6rjswv/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2022.

PRIETO-GONZÁLES, Pablo. et al. Back Pain Prevalence, Intensity, and Associated Risk Factors among Female Teachers in Slovakia during the COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Study. Healthcare, Eslováquia, v. 9, n. 7, p. 860, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare9070860. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-9032/9/7/860. Acesso em: 12 ago. 2022.

PRONKO, Marcela; SILVA, Letícia B.; DANTAS, André V. (org). Educação pública em tempos de pandemia. Crise e pandemia: quando a exceção é regra geral. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, p. 113-29, 2020. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/crise_e_pandemia.pdf#page=114. Acesso em: 01 mai. 2022.

RAIŠIENĖ, Agota G.; LUČINSKAITĖ-SADOVSKIENĖ, Rita; GARDZIULEVIČIENĖ, Laura. Telework Experience of Pedagogues during the COVID-19 Pandemic: Strong Learning Seniors and Relaxed Leaders?. Education Sciences, Lituânia, v. 11, n. 10, p. 631, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11100631. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/10/631. Acesso em: 12 ago. 2022.

REIMERS, Fernando M. Learning from a pandemic. The impact of COVID-19 on education around the world. In: Primary and secondary education during COVID-19. Springer, Cham, p. 1-37, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-81500-4_1. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-81500-4_1. Acesso em: 01 mai. 2022.

RIVA, Giuseppe; WIEDERHOLD, Brenda K.; MANTOVANI, Fabrizia. Surviving COVID-19: The neuroscience of smart working and distance learning. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, Itália, v. 24, n. 2, p. 79-85, 2021. DOI: https://doi.org/10.1089/cyber.2021.0009. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/full/10.1089/cyber.2021.0009. Acesso em: 12 ago. 2022.

ROCA, Esther. et al. Schools that ‘open doors’ to prevent child abuse in confinement by COVID-19. Sustainability, Espanha, v. 12, n. 11, p. 4685, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12114685. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/11/4685. Acesso em: 12 ago. 2022.

SEUSAN, Laura A.; MARADIEGUE R. Education on Hold: A Generation of Children in Latin America and the Caribbean Are Missing out on Schooling Because of COVID-19. América Latina e Caribe: UNICEF. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/lac/media/18256/file/Education-on-Hold-web-0711.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

SILVA, Adriane das N., & GOMES, Romeu. Acesso de mulheres lésbicas aos serviços de saúde à luz da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 26, 5351-5360. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.34542019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/CT4qkJ8Ccczf6PtLHyw4w7n/. Acesso em: 12 ago. 2022.

SILVA, Antonio. J. F. da et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores (as) no combate à Covid-19 (Sars-Cov-2). Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n. 10618, p.1-27, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62502. Acesso em: 12 ago. 2022.

SOUZA, Katia R. de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309. ISSN: 1981-7746. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/RrndqvwL8b6YSrx6rT5PyFw/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2022.

TAYLOR, Shanon S. Trauma-Informed Care in Schools: A Necessity in the Time of COVID-19. Beyond Behavior, v. 30, n. 3, p. 124-134, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/10742956211020841. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/10742956211020841. Acesso em: 12 ago. 2022.

TOSSO, Melani P.; SÁINZ, Mercedes S.; CASADO, Cristina M. Educational inequalities derived from COVID-19 from a feminist perspective. Analysis of the discourse of Madrid education professionals. Revista Internacional De Educacion Para La Justicia Social, v. 9, n. 3, p. 157-180, 2020. DOI: https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.009. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_009. Acesso em: 12 ago. 2022.

TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, 2021, 37: 18268. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18268/8843. Acesso em: 01 mai. 2023.

VILLA, Ninosca B.; SEPULVEDA, Juan G. M.; BURGOS, Alex V. Teleworking and work stress for teachers in times of COVID-19. Medisur-Revista De Ciencias Medicas De Cienfuegos, v. 18, n. 5, p. 998-1008, 2020. Disponível em: http://www.medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/4732. ISSN 1727-897X. Acesso em: 12 ago. 2022.

WERNECK, Guilherme L.; CARVALHO, Marília S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00068820. Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada. ISSN 1678-4464. Acesso em: 24 jul. 2020.

Downloads

Publicado

10-08-2023

Como Citar

CAETANO, Ana Paula Lucas; DE SOUZA , Flávia Faissal; BRANDÃO , Ana Carolina Barboza; AVANCI , Joviana Quintes. LIÇÕES APRENDIDAS EM TEMPOS PANDÊMICOS: REVISÃO DE ESCOPO SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE E OS IMPACTOS NA SAÚDE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4351–4383, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-015. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10404. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos