Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR é um periódico científico interdisciplinar, em acesso aberto, com taxa para a publicação e com publicação em fluxo contínuo.

Os manuscritos deverão ser redigidos em português, inglês e espanhol, do tipo: artigos de pesquisa, artigos de revisão, relato de experiências/caso, monografias em formatos de artigos, dissertações e teses. Para submissão, cada manuscrito deve conter introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

O periódico é fonte de consulta e de divulgação para pesquisadores, alunos e professores de graduação e pós-graduação, que produzem conhecimento científico sobre a complexidade do processo de inovação dentro da área da saúde.

 

PRINCÍPIOS EDITORIAIS

  • A Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARpublica somente artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação simultânea em nenhum outro periódico. A submissão simultânea de um artigo científico em mais de um periódico constitui grave falta de ética do autor.
  • Após o aceite, os direitos autorais de todos os artigos, incluindo a sua reprodução por qualquer meio, eletrônico ou impresso, pertencerá à Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. No ato da submissão o(s) autor(es) deverá(ão) preencher uma Declaração de Cessão de Direitos Autorais disponibilizada no sistema eletrônico da revista.
  • Os princípios éticos da pesquisa devem ser respeitados. Todos os trabalhos envolvendo estudos em humanos deverão estar acompanhados dos Pareceres dos Comitês de Ética de Pesquisa em Seres Humanos das instituições a que pertencem os autores, com suas respectivas autorizações para tais estudos.
  • Todo conceito e opiniões expressos nos artigos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  • Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.
  • Os autores deverão indicar o seu ORCID ou ResearcherID no ato da submissão do manuscrito. Caso não tenham, deverão fazer o cadastro nos seguintes endereços: https://orcid.org/register ou https://clarivate.com/products/scientific-and-academic-research/research-discovery-and-workflow-solutions/researcher-profiles/
  • Os autores devem apresentar seus trabalhos de acordo com as instruções aos autores, disponível no endereço: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/about/submissions.
  • Todo o conteúdo está publicado sob a licença Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).
  • A Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARpossui as publicações em fluxo contínuo.

 

SESSÕES E FORMATO DE ARTIGOS

A Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR publica sessões organizadas de acordo com o formato do manuscrito, a saber: artigos de pesquisa, artigos de revisão, relato de experiências/caso, monografias em formatos de artigos, dissertações e teses.

 

FORMATO DE ARTIGOS ACEITOS

Editorial: Texto de responsabilidade dos editores da Revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR ou de terceiros convidados.

Artigos: Resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, respeitando metodologia científica.

Revisão: Revisão crítica (integrativa, sistemática e narrativa) da literatura sobre temas pertinentes ao estudo da biodiversidade e saúde, com ênfase no desenvolvimento de inovações tecnológicas. A partir do mês de junho de 2023 não aceitaremos revisões de escopo (mapeamento).

Relato de Caso: Descrição de experiência que contribui de forma relevante para a área de atuação. É elaborado de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. O relato inclui introdução com marco teórico; os objetivos; as metodologias empregadas, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos; os resultados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.